PR inaugura água para milhares de pessoas em Chitsavane e Maluana

Data: 27/09/2023
 
Foto Maluana hoje

Maputo (Moçambique), 27 de Setembro de 2023 – Mais de 22 mil pessoas passam a beneficiar de água potável segura nos postos administrativos de Maluana, no distrito da Manhiça, e Matola-Rio, concretamente na localidade de Chitsavane, no distrito de Boane, ambos na província de Maputo.

Este acesso mais facilitado à água potável acontece mercê da inauguração, hoje, pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, de dois sistemas de abastecimento em ambos locais, construídas no âmbito do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (PRONASAR).

Discursando em Chitsavane, o Chefe de Estado referiu que Chitsavane enfrentava sérios problemas de acesso à água potável por ser uma zona com ocorrência de água subterrânea salubre, o que justificou que a captação para este novo sistema fosse conseguida a uma profundidade de 80 metros. Por isso, chamou atenção aos gestores da infraestrutura para que mantenham um bom sistema de controlo dos níveis de exploração do furo para evitar a intrusão salina.

Por sua vez, Maluana é uma região no corredor da estrada Nacional Numero 1 (EN1) a registar um crescimento populacional assinalável, o que motivou a necessidade de mais acesso à água, daí que segundo o Presidente a instalação deste sistema vem dar resposta a esta situação.

“A disponibilidade de água potável nas nossas casas não é apenas uma comodidade, mas sim uma necessidade humana e um direito fundamental. Sem acesso à água potável não podemos falar de gozo de direitos humanos”, reconheceu o estadista.

O Presidente está ciente que a província de Maputo, tal como outros pontos do país, está a crescer. E neste caso concreto Chitsavane é uma zona de expansão de Beluluane, Mulotana e Mavoco, além de estar localizado a escassos metros do futuro município de Matola-Rio. Por isso, destacou que é preciso que se esteja preparado para o rápido crescimento da população e urbanização daquela zona, o que deve ser acompanhado pela construção de infraestruturas sociais como vias de acesso, electricidade, expansão de serviços de abastecimento de água e outras.

Ainda em reconhecimento desta realidade, vincou lembrou que o Governo tem estado a investir na construção de infraestruturas sociais iguais a estas como forma de responder adequadamente a esse crescimento.

E sobre o referido investimento, recentemente foram entregues seis sistemas de abastecimento de água na província de Maputo, estando em curso na mesma região obras de construção de oito novos sistemas nos distritos da Manhiça, Magude, Moamba, Matutuíne, entre outros pontos.

“Temos a certeza que estes sistemas irão fazer diferença na qualidade de vida da população. Entretanto, ainda há muito por fazer para suprir as necessidades de água na província de Maputo, em particular, e no país em geral, de forma a contribuir para garantir o acesso aa água para todos e em todos os lugares do nosso país”.

Contudo, disse que a inauguração destas infraestruturas e o decurso da edificação de outras constitui um motivo de satisfação, pois é uma clara demonstração de que “passo a passo estamos a cumprir com um dos objectivos do programa do Governo de alargar o acesso à água potável em alinhamento com a Agenda 2030 das Nações Unidas. Estamos simultaneamente a concorrer para o alcance da meta 6, que visa a disponibilidade de gestão sustentável de água e saneamento para todos no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A construção dos dois sistemas de abastecimento de água acabados de entregar à população contou com o financiamento dos Estados Unidos da América e do Reino Unido, porquanto parceiros tradicionais de Moçambique para o desenvolvimento.

Para garantir a sua sustentabilidade no funcionamento e operação dos sistemas, o Presidente Nyusi exortou a todos os cidadãos a cuidarem das infraestruturas, mantendo-se vigilantes contra actos de vandalismo que possam prejudicar o funcionamento normal.

E apelou aos governos dos distritos de Manhiça e Boane e líderes comunitários a criarem condições para garantir a sustentabilidade destas infraestrutiras, de forma a valorizar os investimentos realizados, garantir o contínuo e eficiente abastecimento de água à população destes postos administrativos.

Imediatamente antes dos recentes compromissos internacionais em Cuba e Estados Unidos da América, o Presidente da República inaugurara um sistema de abastecimento de água em Malehice, na província de Gaza.