PR inaugura Terminal Logístico de Combustíveis Líquidos

Data: 03/12/2020
 
PR Nyusi inaugura de Terminal Logistica da Galp-6

MAPUTO, 03 DE DEZEMBRO DE 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou na manhã de hoje, o Terminal Logístico de Combustíveis Líquidos, no Município da Matola, província de Maputo.

Trata-se de uma infra-estrutura moderna que garante armazenagem e manuseamento de combustíveis líquidos e gás, com um custo de 100 milhões de dólares e capacidade de armazenamento de 60 mil metros cúbicos de combustíveis líquidos e igual quantidade de gás.

Este empreendimento vai aumentar a competitividade de Moçambique como corredor de produtos petrolíferos dos países do interior, ao mesmo tempo que vai assegurar produtos petrolíferos de qualidade e contribuir para a massificação do uso do gás de cozinha internamente, em alternativa ao carvão.

 Este terminal vai permitir a expedição de gás GPL através de pipeline de interligação com complexos de enchimento de garrafas operados independentemente, trazendo maior segurança e fiabilidade no abastecimento deste combustível, e duplicando a capacidade de recepção e armazenagem na zona Sul.

O Terminal Logístico vai ainda criar condições para abastecer os países vizinhos, alargando a área de influência do país na África Austral em termos de fornecimento de combustíveis líquidos, e vai potenciar a utilização de infraestruturas portuárias e ferroviárias, e contribuir para o incremento de receitas no país.