PR inaugura Hotel e supermercado em Chibuto

Data: 06/10/2018
 
Visita ao supermercado

Chibuto, Outubro de 2018 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou um complexo comercial e hoteleiro denominado Desheng Comercial, na cidade de Chibuto, com uma área de cerca 12 mil metros quadrados, o equivalente a pouco mais de um hectare. 

O centro é composto por um supermercado (Ivato Supermercado); hotel (Golden Peacock Resort Hotel), com 24 quartos e sete moradias, piscina e restaurante com capacidade para receber aproximadamente 300 pessoas; parque de lazer; lojas que incluem de venda de material de construção; parque infantil, entre outros aspectos.

O Chefe do Estado considerou o Desheng Comercial um investimento que se propõe a alavancar o sector do comércio e da hotelaria do Chibuto, e, a par de outras iniciativas promovidas pelo governo, tornar a vila num espaço que começa a depender de si mesmo rumo ao desenvolvimento.

"Hoje, fruto das políticas do governo e investimentos públicos e privados, o distrito de Chibuto está em grande velocidade de desenvolvimento. E a sua população orgulha-se de dispor de serviços de qualidade, que outrora só encontrava em outras cidades como Maputo, Beira ou Nampula e um pouco em Xai-Xai", referiu.

O estabelecimento ora inaugurado é considerado uma rampa de lançamento de Chibuto na rota dos principais pontos de convergência de pessoas vindas de quase todo país, da região e do mundo, atraídas pelas oportunidades de negócio e emprego gerados no distrito.

Espera-se que Chibuto venha ainda a crescer em resultado das reformas introduzidas recentemente pelo governo, que incluem flexibilizar a atribuição de vistos para a actividade de investimento e facilitar o movimento de turistas estrangeiros que entram ao país com recurso ao visto de fronteira.

Sobre o supermercado, o Presidente Nyusi manifestou o desejo de ver vendidos mais produtos moçambicanos resultantes da produção local e nacional. Quanto ao restaurante, recomendou que sejam inclusos no cardápio pratos tipicamente moçambicanos ou de Chibuto, para promover a internacionalização da gastronomia e do sector turístico nacional, como um todo.

"Promovam cursos de capacitação profissional contínuos, de modo a que os trabalhadores moçambicanos tenham elevados padrões de produtividade e se tornem mais competitivos, incluindo saber oferecer serviços de padrão internacional. Neste aspecto, encorajamos, também, a priorizar as mulheres e os jovens", instruiu.

O Presidente da República também exortou para a observância rigorosa de aspectos ligados à higiene e segurança do trabalho; cumprir e respeitar escrupulosamente a Lei do Trabalho e garantir que todos trabalhadores tenham contratos em dias.