PR exorta trabalhadores a transformar adversidades em oportunidade

Data: 03/05/2021
 
AN2A0153-38

Foto Arquivo GIPR

Maputo, 03 de Maio de 2021 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, encoraja os trabalhadores a transformarem as adversidades em oportunidades para intensificar a produção e a produtividade de bens e serviços essenciais, com vista a manter a vitalidade da economia e aumentar os postos de trabalho.

Esta exortação está numa mensagem do Chefe do Estado por ocasião da passagem do dia 01 de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, que se comemora sob lema “sindicatos juntos na luta pelo bem-estar, paz e progresso”.

Ainda na sua mensagem, o estadista moçambicano diz que o novo Coronavírus impôs novas formas de estar na vida e a necessidade de adoptar acções céleres de prevenção para garantir o funcionamento normal da economia.

“Perante à COVID-19 e outras adversidades, como os ataques terroristas na província de Cabo Delgado, que resultam em mortes, destruições, sofrimento humano e na desaceleração dos investimentos nacionais e estrangeiros no país, o Governo adoptou medidas restritivas que abrandaram, ainda mais, o ritmo da economia, mas também teve outras intervenções com um impacto positivo que se consubstanciou na retoma gradual das actividades”, diz ainda a mensagem.

Segundo o Chefe do Estado, “o Governo vai, ainda, manter a coordenação com os parceiros sociais e outros segmentos da sociedade, bem como a acompanhar a par e passo a situação laboral, sempre com o intuito de minimizar, à medida do possível, o impacto negativo deste flagelo sobre o trabalhador e os cidadãos mais vulneráveis”.

Por isso, “apesar dos desafios a que aludimos, continuaremos empenhados na busca da paz e tranquilidade, condição fundamental para o desenvolvimento do nosso país, sabendo que podemos contar com a contribuição, entrega abnegada, alto sentido de patriotismo e responsabilidade que os nossos trabalhadores sempre demonstraram.