PR entrega em Machaze o maior hospital no âmbito de “Um distrito, um hospital”

Data: 02/11/2023
 
PR Nyusi inaugura do Hospital Distrital de Machaze - Manica-16

Machaze (Moçambique), 02 de Novembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, entregou hoje o Hospital Distrital de Machaze, na província de Manica, que passa a beneficiar directamente mais de 148 mil habitantes da região, além das populações dos distritos circunvizinhos de Mossurize (Manica), Chibabava (Sofala) e Massangena, em Gaza.

Com efeito, a população deixa de percorrer longas distâncias para outros pontos da província de Manica e de Sofala para se beneficiar de serviços como medicina, de pediatria, ginecologia ou obstetrícia.

Esta unidade sanitária, construída no âmbito da iniciativa presidencial “Um distrito, um hospital”, descongestiona imediatamente o Hospital Provincial de Chimoio, é de referência e o maior da série dos construídos nesta iniciativa.

“Este hospital ontem foi um simples sonho, mas hoje é uma realidade absoluta. Nós acreditámos nas nossas convicções e na nossa vontade genuína. Porque temos a lucidez suficiente na mente que o que ontem e hoje plantamos, colheremos quando amadurecido. Aqui está a colheita, o Hospital Distrital de Machaze, o resultado da perseverança”, disse o Chefe de Estado dirigindo-se a populares na cerimónia de inauguração.

Segundo o estadista, a entrega desta unidade sanitária significa a materialização de mais um compromisso assumido pelo seu Governo, o de continuar a fortalecer o Serviço Nacional de Saúde e no âmbito da garantia do acesso universal aos cuidados de saúde ate 2030.

“Compatriotas, isto chama-se liderança: gerir uma nação por objectivos e por resultados. Acabar pobreza não se faz com palavras ou com simpósios, é levando hospital para Búzi, para Jangamo, para Machaze. Combater a pobreza é levar água para Dacata, Inhassoro, Chilembene, Chicualacuala; é levar energia para Zinhane, é procurar dizer ao empresário nacional para negociar com os seus parceiros que tudo que se extrai em Moçambique deve ser transformado em Moçambique para acrescentar valor, para empregar mais moçambicanos”.

O Presidente Nyusi avançar frisando que esta é a visão de liderança, porque esta abordagem combate a pobreza.

“O modelo de governação que nós escolhemos é o de resolver os problemas do povo, da cidade para o campo ou do campo para a cidade, do que proclamar intensões”, sublinha.

O hospital ora inaugurado pode a partir de hoje internar cerca de 200 pacientes de uma só vez e as cirurgias do nível de hospital distrital podem a partir de hoje ser realizadas no hospital de Machaze. Com uma Maternidade ampla e bem equipada, as mulheres grávidas deixam de percorrer distâncias longas.

O hospital possui igualmente um Serviço de Urgências, um Bloco Operatório, serviço de esterilização. A sala dos cuidados intensivos tem seis camas, é das modernas e conta com meios auxiliares de diagnóstico e tratamento. A unidade hospitalar conta com um Laboratório, a sala do Raio X, Farmácia, Fisioterapia, Morgue, entre outros serviços.

As intervenções cirúrgicas para os casos de apendicite, hérnia, hidrocelo e laparotomias de emergências poderão ser feitas por pessoal médicos especializados ainda em Machaze.

Com inauguração deste hospital, a província de Manica conta com um total de 140 unidades sanitárias, das quais cinco hospitais distritais, além do Hospital Provincial de Chimoio.