PR endereça mensagem pelo dia do Professor

Data: 12/10/2021
 
Foto PR dia da ONP 1

Maputo, 12 de Outubro de 2021- O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou uma mensagem pela passagem do dia 12 de Outubro, dia do Professor.

Na sua mensagem, o Chefe do Estado, afirma que a missão de um professor não se circunscreve somente no ensino, mas é uma missão educativa, de construção de cidadãos que se revêm na sua pátria e nos seus concidadãos, moldados para optar sempre por acções que visam o alcance de um bem comum cada vez melhor e comunitário.

“Ser professor não é somente um emprego, mas é uma vocação, uma missão nobre de construção de uma nação pelos seus principais pilares, que são o conhecimento, a cidadania responsável e o patriotismo, valores que são traves-mestras de uma sociedade que quer crescer em todas as vertentes”, diz ainda a mensagem do Presidente Nyusi.

Nesta mensagem, o estadista reafirma o compromisso do Governo de envidar esforços para que a normalidade seja reposta em todo o território nacional, para que nenhum professor ou aluno tenha que abandonar a sua escola por qualquer motivo que seja, assim como continuar empenhado na melhoria das condições de trabalho e de vida de cada professor moçambicano, onde quer que se encontre afecto.

“No nosso país, o professor desde sempre foi e será o farol de milhões de cidadãos que contribuem nas várias vertentes da construção da Nação, usando os conhecimentos por este transmitidos, fazendo deste profissional o elo que conecta Moçambique, porém com um único objectivo que é a construção do bem-estar colectivo”, afirma a mensagem do Presidente da República.

O Chefe do Estado diz ainda que não nos podemos esquecer dos professores afectados pelas acções dos terroristas no norte da província de Cabo Delgado, que se viram impedidos de continuar com a sua missão, acrescentando que agradece e reafirma o respeito e reconhecimento pelo abnegado trabalho de todos os professores que dão o melhor de si para a formação dos cidadãos para sua participação activa na construção do país.