PR endereça mensagem pela morte de Dom Alexandre

Data: 30/09/2021
 
WhatsApp Image 2021-09-30 at 18.49.08

Maputo, 30 de Setembro de 2021 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências pela morte Sua Eminência Senhor Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Maputo.

Segundo a mensagem do Presidente da República, Moçambique perde um dos seus melhores filhos que se destacou no mundo pelo seu empenho para o bem da humanidade independentemente da posição social, raça, ou outras formas de distinção.

“O seu humanismo, alto sentido de ética e cidadania, fizeram do Cardeal Dom Alexandre um combatente do mundo e para o mundo, que apostou na educação dos cidadãos como um meio de promoção da igualdade, fraternidade entre os Homens”, diz ainda a mensagem do Chefe do Estado.

A mensagem do Presidente Nyusi, reconhece ainda a contribuição do Cardeal no desenvolvimento do ensino em Moçambique, apontando a criação de instituições de Ensino Superior da Igreja Católica, assim como a Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora Mãe de África, da Arquidiocese de Maputo, que apostam no ensino humanista para a construção de um mundo cada vez mais justo e harmonioso.

“A sua obra e legado, construídos durante o seu longo percurso não caberiam numa simples mensagem. Por isso, cabe nos honrá-lo e valorizar os seus feitos, consolidando a paz, concórdia, igualdade amor ao próximo”, diz ainda a mensagem do Chefe do Estado.