PR encoraja mais investimento indiano em Moçambique

Data: 09/01/2024
 
Encontro entre PR e o Primeiro-Ministro da Índia

Gujarat (Índia), 09 de Janeiro de 2024 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, convidou hoje, em Gujarat, Estado indiano, aos empresários daquele país para expandirem os seus investimentos em Moçambique aproveitando o enorme potencial que o país dispõe nos mais variados domínios.

O estadista fez este convite durante a visita à Feira Global de Gujarat 2024, realizada no âmbito da 10ª Cimeira Global de Gujarat.

“Temos empresas indianas a operarem nos sectores de energia, agricultura e e de minas, mas queremos expandir as áreas de actuação dos investidores indianos e não só, para outras áreas como pescas e turismo”.

Ainda na sua interacção com os expositores no Pavilhão de Moçambique, o Presidente Nyusi elogiou a iniciativa, e considerou a Feira Global de Gujarat como um palco de competição das potencialidades.

“Trouxemos uma pequena FACIM (Feira Internacional de Maputo), mas esperamos que nas próximas edições iremos evoluir ainda mais”, disse o Chefe de Estado, referindo-se ao stand de Moçambique que exibe as potencialidades existentes no país em diversos sectores.

De referir que o Presidente da República participou na manhã de hoje na inauguração da Feira Global de Gujarat 2024 juntamente com o Primeiro-Ministro indiano, Narendra Modi, e de outros líderes.

A Feira Global é uma das maiores feiras comerciais do mundo. A plataforma de networking e partilha de conhecimento com imenso potencial de negócios é considerada uma verdadeira porta de entrada para milhões de oportunidades.

Ainda hoje, o estadista moçambicano manteve encontros com o Primeiro-Ministro indiano, o Ministro-Chefe de Gujarat e o Secretário indiano do Petróleo e Gás.

Com o Primeiro-Ministro, o Presidente da República abordou aspectos relacionados à cooperação bilateral e ao reforço dos laços de amizade, com o objectivo de incrementar a vertente económica e empresarial desta cooperação.

Os dois governantes avaliaram o estágio das relações entre ambos os países, tendo constatado que são bastante positivas, a começar pela troca de visitas, uma vez que o Presidente Nyusi visitou a Índia em 2015 e logo a seguir, em 2016, o Primeiro-Ministro indiano visitou Moçambique., sem contar com encontros à margem de diferentes eventos, como ocorreu no ano passado, em que os dois governantes se reuniram na África do Sul durante a Cimeira dos BRICS.