PR encerra XVII curso da Guarda Penitenciária

Data: 15/07/2021
 
Saudação

Maputo, 14 de Julho de 2021 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu, hoje, a cerimónia do encerramento do XVII Curso da Guarda Penitenciária, na Escola Prática Penitenciária de Lhembe, no distrito de Moamba, província de Maputo.

Intervindo na ocasião, o estadista exortou aos finalistas a pautarem por uma intervenção humanista, virada para a reabilitação de detentos, de modo a permitir uma socialização favorável depois do cumprimento da sua pena.

Para o Presidente Nyusi, o Guarda Penitenciário deve ser veículo educador, com capacidade de reconhecer e desenvolver as qualidades humanos dos detentos, o que vai permitir a sua colaboração para o renascimento de uma pessoa social que irá ajudar nos esforços colectivos desenvolvimento do país de uma forma sã.

O Presidente da República aproveitou a ocasião para congratular aos finalistas, pela sua capacidade de seguir as regras de prevenção da pandemia de Covid-19, pois durante a sua estadia naquele estabelecimento de ensino, nenhum instruendo foi infectado pelo vírus.

Por outro lado, saudou a direcção do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos; do Serviço Nacional Penitenciário, assim como da Escola Prática Penitenciária de Lhembe, pela sua capacidade de gestão de processos que tornaram possível a formação dos cerca de mil membros da Guardas Penitenciários que hoje encerraram o seu curso.