PR encerra Cursos na ESAPOL em Nhamatanda

Data: 03/09/2021
 
Revista a parada 1

Nhamatanda, 03 de Setembro de 2021 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu hoje a cerimónia de encerramento do III Curso em Ciências Policiais para o nível Sargentos, e o I Curso de Comandantes de Pelotões, que decorreram na Escola de Sargentos General Oswaldo Assael Tazama, na localidade de Metuchira, província de Sofala.

Na sua intervenção, o Chefe do Estado afirmou que os cursos ora terminados visam dar mais conhecimento técnico-científicos aos membros da Polícia da República de Moçambique (PRM) que neles participaram, anotando que esse aspecto vai melhor o desempenho da corporação no que diz respeito ao combate ao crime.

O Presidente Nyusi exortou aos graduados para que usem os conhecimentos adquiridos de uma forma séria, porque a sociedade espera uma polícia mais interventiva para o combate ao crime e manutenção da ordem.
Anotou que a categoria de Sargentos é uma ponte construtiva entre o nível estratégico e o operacional, sendo ele o Sargento o principal actor para uma operatividade mais harmoniosa dentro da força policial, pois tem acesso à planificação operativa previamente a si transmitidas.
O estadista moçambicano disse ainda que os Comandantes dos Pelotões são o garante, não só da administração dos bens perecíveis de natureza militar ou não sob a guarda do seu Pelotão, mas também são responsáveis pela liderança frutífera para o cumprimento de planos cuja execução é da sua inteira competência e responsabilidade.