PR enaltece legado de Dom Alexandre Maria dos Santos

Data: 09/10/2021
 
PR no funeral de Estado do Cardeal Dom Alexandre dos Santos

Maputo, 09 de Outubro de 2021 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse que o legado do Cardeal Dom Alexandre José Maria dos Santos, com a sua forma serena de apontar inquietações, incentiva a encarar e assumir a religião como parceira de vanguarda na concepção e materialização da agenda do bem-estar e inclusão social no país.

Falando durante a apresentação do elogio fúnebre no Funeral Oficial do prelado, realizado na Sé Catedral de Maputo, o Chefe do Estado moçambicano salientou que é momento de nos curvarmos perante a obra de Dom Alexandre José Maria dos Santos e rendermos a merecida homenagem àquele grande pastor, pelo seu inegável contributo para o engrandecimento da Igreja Católica em Moçambique.

“Confortam-nos as palavras bíblicas escolhidas pela Arquidiocese de Maputo segundo as quais “eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”. Queremos em nome do povo moçambicano, do país e da nossa imensa diáspora, em nome do Governo de Moçambique e em meu próprio, endereçar palavras de apreço a todos quanto assistiram a Dom Alexandre, nos últimos tempos da sua vida”.

No entender do Presidente da República, durante os 68 anos de sacerdócio, o Cardeal Dom Alexandre lutou por uma sociedade de igualdade, justiça, harmonia social, paz e reconciliação, por um Moçambique uno e indivisível. Dom Alexandre almejava ver consolidada a moçambicanidade, promoção da moral e da expansão do ensino superior a mais compatriotas, o combate à criminalidade, à corrupção, ao consumo de drogas, aos assaltos à mão armada, prostituição, entre outros males sociais.

“Temos o orgulho por Dom Alexandre ter nascido e ter sido moçambicano”, sustentou o Presidente Nyusi.