PR enaltece amizade e cooperação entre Moçambique e Botswana

Data: 02/11/2019
 
PR e homologo do Botswana ao meio 3

Maputo, 02 de Novembro de 2019 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, chefiou a delegação moçambicana que participou na cerimónia de tomada de posse do Presidente Eleito do Botswana, Mokgweetsi Masisi.

O Chefe do Estado moçambicano, acompanhado pela esposa, Isaura Ferrão Nyusi, chegou pela manhã da sexta-feira, no aeroporto Internacional Sir Seretse Khama, em Gaberone, tendo seguido directamente para o pavilhão de desportos da Universidade de Botswana, local onde decorreu a cerimónia de investidura.

Esta cerimónia iniciou por volta das 9:20 horas, com a chegada ao pavilhão do Presidente Mokgweetsi Masisi, momento que foi seguido de orações religiosas.

O acto de investidura foi dirigido pelo Juiz presidente do Conselho Constitucional do Botswana, seguido do juramento sobre a Constituição da República, pelo Presidente eleito.

De referir que antes do Presidente Eleito proferir o seu discurso de tomada de posse, passou em revista à guarda de honra, seguida de 21 salvas de tiro de canhão.

Antes embarcar para Maputo, o Presidente Nyusi fez uma declaração à Imprensa aos jornalistas moçambicanos que o acompanharam nesta cerimónia, na sala VIP do aeroporto Internacional Sir Seretse Khama,.

Na ocasião, o estadista moçambicano destacou as boas relações de irmandade, amizade e cooperação existentes entre Moçambique e Botswana.

Tomando como exemplo, o Presidente Nyusi, afirmou que, o Presidente Samora Machel, esteve hospedado em Lobatsi, região que dista aproximadamente a 69 Kms de Gaberone, onde permaneceu durante 3 meses, antes da sua integração na luta armada.

“Em 2016, Moçambique recebeu visita do antigo Presidente do Botswana, Seretse Khama Ian Khama; em 2017, efectuamos uma visita oficial ao Botswana, e em 2018, recebemos igualmente, visita do Presidente, Mokgweetsi Masisi”, afirmou.