PR dirige cerimónias dos 60 anos da criação do Parque Nacional de Gorongosa

Data: 23/07/2020
 
PR nos 60 anos de Conservacão 1

Maputo, 23 de Julho de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu hoje a cerimónia dos 60 anos da criação do Parque Nacional de Gorongosa, Reservas Especial de Maputo e Nacional de Marromeu.

Intervindo na ocasião, o estadista apelou a todos segmentos da sociedade a pautarem por uma responsabilidade colectiva em relação à protecção do meio ambiente, que deverá manifestar-se nas atitudes sobre as políticas energéticas da terra, florestas, a caça, a fauna bravia e o turismo, num equilíbrio entre os interesses económicos e a necessidade de um futuro sustentável das próximas gerações.

“O Governo estará sempre na linha da frente da batalha em prol da conservação da biodiversidade no país, optando por parcerias que tragam mais valias não só para a conservação da biodiversidade, mas também na inclusão das pessoas circunvizinhas na gestão dos recursos naturais”, disse o Presidente Nyusi.  

O Chefe do Estado fez saber igualmente que as celebrações da efeméride acontecem 15 meses depois da ocorrência do ciclone Idai e Keneth, que destruíram bens e meios de subsistência das comunidades, para além de ceifar vidas e destruir infra-estruturas, incluindo do próprio Parque Nacional de Gorongosa.

“Estes fenómenos extremos são um alerta para todos nós sobre a forma como olhamos o meio ambiente e, em particular, para a conservação da biodiversidade”, sustentou o estadista moçambicano. 

Leia na Íntegra o Discurso do PR