PR dirige Cerimónia de outorga de Honoris Causa a Eduardo Mondlane

Data: 21/06/2019
 
DSC_1090

Maputo, 21 de Junho de 2019 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, participou ontem, no Centro Cultural Universitário, na Cerimónia da outorga do título de Professor Honoris Causa, a título póstumo, ao Doutor Eduardo Chivambo Mondlane.

Intervindo na ocasião, o Chefe do Estado começou por congratular a família Mondlane por ter aceitado receber, a título póstumo, esta graduação, assim como a instituição pela atribuição do título Professor Honoris Causa em Ciências Sociais a Eduardo Mondlane, lembrando que o facto ocorre precisamente no ano em que o país celebra 50 anos do seu assassinato, sob o lema “50 anos celebrando Eduardo Mondlane, o arquitecto da unidade nacional”.

“A unidade nacional de que foi defensor foi a arma mais poderosa que nos permitiu derrotar o colonialismo. Com Mondlane aprendemos a valorizar o diálogo como método privilegiado para a construção de consensos entre os moçambicanos, como o demonstrou no seu engajamento durante a formação da Frente de Libertação de Moçambique, em 1962, unindo os três movimentos, UNAMI, UDENAMO E MANU, com vista a lutar pela independência de Moçambique”, disse o estadista moçambicano.

O Presidente da República sublinhou que “Mondlane era um intelectual e líder político, escritor e professor com aparência de um guerrilheiro e um guerrilheiro que parecia um professor.

A atribuição do título honorífico surge sob proposta da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da UEM, que justificou a medida pela sua valiosa contribuição científica e por ter sabido atribuir importância às ciências sociais enquanto área de conhecimento científico.

Entretanto, para o Reitor da UEM, Orlando Quilambo, ao realizar esta cerimónia, a universidade assume a necessidade de reconhecimento do trabalho científico realizado pelo arquitecto da unidade nacional, revisitando um legado de um homem cujos ideais e feitos continuarão a inspirar Moçambique.

Enquanto isso, a família Mondlane, pela voz de Eduardo Mondlane Júnior, entende que o grau que a universidade lhe confere significa que “colhemos hoje o fruto da sua entrega”.

Leia na Íntegra o Discurso do PR