PR destaca fiabilidade e qualidade de energia eléctrica
Maputo, 22 de Março de 2021 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, destacou o impacto do projecto linha de transporte de energia eléctrica entre Chimuara e Alto Molocué na fiabilidade e qualidade de energia eléctrica a ser fornecida no centro e norte de Moçambique, além dos postos de trabalho directos (1.270) e indirectos (mais de 1.500) a serem gerados durante os 24 meses da construção da linha de transporte de energia.
“Atingindo Nacala, reforçaremos a capacidade de transporte de energia na região Centro-Norte do país e, dessa forma, responder às necessidades de consumo, com destaque para as zonas económicas de Mocuba [Zambezia] e Nacala. Isso significa mais renda para as famílias, significa a melhoria da qualidade de vida para os moçambicanos. Serão, igualmente, beneficiados os projectos de grande dimensão e indústrias associados em Cabo Delgado”, disse o Presidente Nyusi.
Explicou que o projecto decorre do desafio de electrificação do país, que o governo que dirige tem definido como prioridade e a ser implementado com sucesso, garantindo, por isso, que, durante o actual quinquénio de governação, a energia eléctrica deverá continuar a ser um factor impulsionador do desenvolvimento social e económico.
”As infra-estruturas de energia propiciam a viabilização de empreendimentos e actuam como um factor de atracção de investimentos para a mossa economia. Refiro-me aos investimentos orientados para o sector agrícola e das pescas, do agro processamento, da industrialização, do turismo, entre outros”, realçou o estadista.
“Temos de alcançar as metas previstas no programa nacional de electrificação”, disse, recomendando, de seguida, à empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM) a trabalhar com as autoridades locais para elevar a vigilância da população no sentido de denunciar e identificar “os malfeitores que limitam o desenvolvimento”, referindo-se aos que vandalizam e ou roubam os cabos eléctricos.
“Este facto, muito além de constituir um prejuízo para os consumidores, para a EDM e para o Estado, contribui para o atraso da meta de electrificação nacional. Mas, é, também, importante que cada um de nós faça a sua parte na conservação dos equipamentos eléctricos que, com muito esforço, temos estado a implantar em todos os projectos de electrificação nacional”, sublinha.
“Ainda há muito por fazer e contamos com o vosso saber e dedicação. Para agora, estão, aqui, lançadas as bases que vão garantir energia fiável e de qualidade para as regiões centro e norte do país e para a região da SADC [Comunidade de Desenvolvimento da África Austral]”, referiu o Presidente da República.
