PR congratula FDS nos teatros operacionais Centro e Norte

Data: 18/11/2020
 
Revista à Força

Maputo, 18 de Novembro de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, congratulou hoje as Forças de Defesa e Segurança pelo seu empenho, bravura e sentido de missão nos Teatros Operacionais Centro e Norte.

O estadista falava durante a cerimónia de encerramento de cursos militares no Instituto Superior de Estudos de Defesa “Tenente-General Armando Emílio Guebuza” (ISEDEF), nomeadamente, o 6º Curso de Estado-Maior Conjunto, 9º Curso de Promoção à Oficial Superior, e os cursos de Mestrado do Pós-Laboral.

Segundo o Chefe do Estado, houve manifestação de interesse para apoiar o país na luta contra os terroristas, sublinhando que Moçambique está aberto e espera para que as intenções manifestadas sejam transformadas em realidades no combate ao terrorismo.

Na mesma ocasião, o Presidente Nyusi afirmou que as Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), devem privilegiar a formação técnica para combater as ameaças que o país enfrenta, mas usando metodologias eficazes para reduzir a dependência externa, enquanto que internamento devem privilegiar a formação de quadros superiores de modo a rejuvenescer o seu quadro DS, juntando a experiência e o conhecimento científico.

Dirigindo-se aos graduados, o estadista disse que devem dar a sua contribuição para manter a segurança do país, e não só se preocuparem com a obtenção do diploma. “Ponham em prática e o que aprenderam”, exortou.

Segundo o Presidente da República, o ISEDEF deve abraçar metodologias que visam dotar de uma formação mais eficaz aos oficiais, mantendo constante a qualidade de formação sempre focados nas novas ameaças que possam surgir. “os formandos neste estabelecimento devem produzir estudos científicos de reflexão de modo a podermos ter várias visões sobre as ameaças que o país enfrenta, e através delas atingirmos solução eficazes.