PR chama atenção sobre a iminência do fenómeno El Niño

Data: 27/09/2023
 
PR inaugura Sistema de Abast. de Água de Maluana

Maputo (Moçambique), 27 de Setembro de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, chama atenção aos cidadãos, particularmente da zona sul do país, a estarem cautelosos e preparados para enfrentar o desafio causado pelas mudanças climáticas face à iminência do fenómeno El Niño.

O estadista descreveu hoje um cenário em que as previsões meteorológicas indicam que o país voltará a observar este fenómeno natural, que pode resultar em chuvas normais com tendência para acima do normal no centro e norte do país, e chuvas normais com tendência para abaixo do normal, que podem originar alguns focos de seca na região sul.

“Organizem-nos. Temos de poupar água reservada para o consumo e para o nosso gado. A história repete-se. Então, temos de criar condições de resiliência. Nesse sentido, o Governo emitirá avisos regulares para manter a população informada e preparada para as condições climáticas que podem não ser favoráveis à vida, à produção ou às infraestruturas. É um apelo que faço para todo o país, incluindo aquelas províncias em que poderá chover, porque pode chover muito. E isso significa também a produção ficar comprometida”.

Mostrando-se preocupado com a situação, que pode comprometer o bem-estar das populações, o Chefe de Estado apela que todos estejam atentos e sigam as orientações para mitigar o impacto, evitando ou minimizando os danos e perdas, incluindo de vidas humanas, por um lado, e, por outro, que façam uma gestão adequada e responsável de água, especialmente em momentos de escassez.

O Presidente da República fez este apelo na cerimónia de inauguração do sistema de Abastecimento de Água de Chitsavane, no posto administrativo da Matola-Rio, distrito de Boane, no âmbito da visita de trabalho que efectua à província de Maputo.

A entrega desta infraestrutura seguiu-se a inauguração, ainda hoje, de um sistema do género do posto administrativo de Maluana, no distrito da Manhiça, na mesma província.

Os dois sistemas, de forma agregada, passam a permitir acesso à água segura e mais próxima das residências a mais de 22 mil beneficiários.