PR apela para valorização dos investimentos para provisão da água

Data: 03/06/2021
 
1 Inauguração da Estação de tratamento de Água de Sábiè-6 (1)

Maputo, 02 de Junho de 2021 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, apelou aos moçambicanos a valorizarem os investimentos feitos no país para a provisão de água potável, pois o Governo tem a consciência de que ainda tem um longo caminho a percorrer para suprir o problema da falta de água no país.

O Chefe do Estado moçambicano falava na manhã de ontem durante a cerimónia de inauguração do Sistema de Tratamento de Água de Sábiè, no distrito da Moamba, província de Maputo,

O estadista instou ainda aos gestores para maximizar a manutenção e a conservação do empreendimento, honrando o investimento feito, para além de apelar à vigilância para actos de sabotagem, pois, segundo ele, o projecto é de tecnologia moderna, acrescentando que há necessidade de se poupar a água, sobretudo neste momento que há necessidade de se lavar as mãos sempre.

“Precisamos de valorizar este investimento, porque ainda temos zonas do país que se debatem com problemas de acesso à água, sobretudo aqui na região sul. Queremos deslocar as nossas atenções para outras zonas, enquanto progride o projecto que já foi definido para esta região do grande Maputo”, disse o Presidente Nyusi.

De referir que as obras ora inauguradas pelo estadista moçambicano consistiram na construção duma Estação de Tratamento de Água na localidade de Sábiè; uma Conduta Adutora para ligar os centros distribuidores da Machava, Intaka e os novos centros distribuidores de Matlemele e Guava, com vista a expansão do sistema de abastecimento de água à Região Metropolitana do Grande Maputo.

O projecto faz parte de um acordo de financiamento entre o Governo da República de Moçambique e o Banco Mundial, para beneficiar adicionalmente cerca de 560 mil pessoas, nas áreas ao norte dos municípios da Matola, Maputo e Distrito de Marracuene.