PR anuncia retoma de aulas presenciais e treinos de equipas

Data: 05/03/2021
 
PR na Comunicação a Nação - 04.03.2021

Maputo, 05 de Março de 2021 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou ontem, numa Comunicação à Nação, a retoma das aulas presenciais em todos os subsistemas de ensino no país, bem como dos treinos das equipas que estão a disputar o Moçambola.

“Entre Outubro de 2020 e Janeiro de 2021, foram notificadas 1.380 infecções em estudantes e professores correspondendo a 4,6% dos casos nesse período, dos quais nenhum teve uma apresentação clínica grave. Não existindo evidências de que a aquisição dessas infecções tenha ocorrido nos estabelecimentos de ensino é autorizada a retoma das aulas presenciais nas instituições de Ensino Primário, Secundário, Técnico Profissional, Formação Profissional e Superior, em todo o território nacional”, anunciou o Chefe do Estado.

Por outro lado, o estadista anunciou a autorização da retoma dos treinos das equipas que disputam o campeonato nacional de futebol, denominado Moçambola, que não treinavam devido às altas taxas de positividade, mantendo-se suspensa a realização do respectivo campeonato.

“A retoma dos treinos é condicionada à realização de testes semanais de COVID-19, sendo que, os atletas que testarem positivo, serão submetidos ao regime de quarentena conforme estabelecido”, disse o Presidente Nyusi.

De referir que, segundo o Presidente da República, o restante das medidas do Decreto n.º 2/2021, de 4 de Fevereiro, que revê as medidas para a contenção da propagação da pandemia da COVID-19, vão se manter enquanto durar a Situação de Calamidade Pública;

“Deve ser reforçada a obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os locais públicos de aglomeração de pessoas, nos espaços públicos, nos mercados, grandes superfícies, centros comerciais e áreas comuns”, afirmou o Chefe do Estado.

Leia na Íntegra a Comunicação do PR