PR anuncia extensão da vacinação contra Covid-19

Data: 30/08/2021
 
DSC_0045

Maputo, 30 Agosto de 2021 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou que deverá iniciar brevemente, em Moçambique, mais uma fase de vacinação contra a COVID-19, abrangendo, desta vez, pessoas com idade superior a 40 anos que vivem nas zonas rurais.

“Lembrar que a vacinação não protege apenas a pessoa vacinada, mas também contribui para proteger as pessoas que lhe rodeiam e protege também o Sistema Nacional de Saúde e a economia”, disse o Chefe de Estado.

Para ilustrar o impacto da vacina nos últimos 15 dias, o Presidente Nyusi afirmou que das 179 pessoas falecidas vítimas de Covid-19, 172 não tinham sido vacinadas, três não tinham completado as duas doses, e quatro estavam completamente vacinadas.

Actualmente, pelo menos 1.400 mil pessoas já foram vacinadas contra a COVID-19, desde o início, em Março último, da campanha nacional de vacinação, um programa do governo de Moçambique que visa travar a propagação da COVID-19.

Num outro desenvolvimento, o Chefe do Estado repudiou a venda e compra de cartões de vacinação, assegurando que os indivíduos que se envolvem nesse tipo de actos estão a perpetrar um crime que atenta contra a saúde pública dos moçambicanos.

O estadista moçambicano disse que mais do que serem criminosos, os indivíduos concorrem para pôr em causa todo o esforço abnegado do Governo, que visa travar a propagação da pandemia da COVID-19.

“Exortamos a sociedade em geral para redobrar acções de vigilância e denúncia destes actos que visam pôr em causa todo o esforço em prol da saúde do nosso povo”, afirmou o Presidente Nyusi.