PR: Saúde para todos requer mudança de paradigmas
Genebra, 21 de Maio de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, exortou aos países mais desenvolvidos que demonstrem a sua solidariedade com actos para o bem-estar dos povos do mundo em desenvolvimento, perdoando a divida externa ou outras formas, criando mecanismos dos seguros previsíveis e justos que facilitem o acesso a financiamentos acessíveis.
O Chefe do Estado lançou este repto em Genebra, na Federação Suíça, no seu discurso, na qualidade de convidado de honra da Sessão de Abertura da 76ª Assembleia Mundial da Saúde, acto que coincidiu com a celebração do 75º Aniversário da Organização Mundial da Saúde.
Para o Presidente Nyusi, a saúde para todos requer mudanças de paradigmas sobre a colaboração internacional para a promoção do bem-estar, assim como na prevenção e controle das doenças e fortalecimento dos sistemas de saúde, redução e prontidão para enfrentar doenças.
“Reafirmo o nosso compromisso, como País, de continuar a nossa parceria estratégica com a OMS para o alcance de saúde e bem-estar de todos em Moçambique e no mundo”, sublinhou.
Na ocasião, o Presidente da República partilhou a perspetiva moçambicana sobre a solidariedade com os países menos desenvolvidos para nortear a colaboração global sobre saúde e promoção do direito ao desenvolvimento dos Países pobres, que, no seu entender, “correm o risco de não atingirem os Objetivos do Desenvolvimento do Milénio.
“Subscrevemo-nos a observação de que nenhum país é plenamente saudável e seguro. O endividamento insustentável de muitos países pobres, muitas vezes resultante de factores exógenos, como mudanças climáticas, pandemias, guerras impostas, são umas das grandes causas da sua incapacidade de financiar os serviços essenciais, incluindo do sector de saúde”, sustentou o Presidente Nyusi.
Entretanto, antes da participação no evento acima citado, o Presidente da República visitou a Sede da Organização Mundial da Saúde, onde reuniu-se com o Director Geral da agremiação, Tedros Andhanom Ghebreyesus.