PR: Estrada Macia-Chókwè facilita escoamento para os mercados
Macia (Moçambique), 13 de Setembro de 2023 – O Chefe de Estado moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, entregou oficialmente hoje a estrada Macia-Chókwè, com uma extensão de 62 quilómetros, na província de Gaza, para quem esta infra-estrutura deverá facilitar a ligação entre os centros de produção com os mercados internos e externos.
Esta conquista é a concretização de mais uma obra da agenda de governação que simboliza o progresso dos moçambicanos e do país, cujo projecto foi viabilizado através de parceria público-privada com fundos da concessionária Rede Viária de Moçambique (REVIMO) e do crédito bancário concedido pelo banco Absa Moçambique.
Conforme considerou o estadista durante a inauguração da infraestrutura, Chókwè é um distrito produtor de culturas diversas, estando o regadio com o mesmo nome como uma das principais referências. Assim, a estrada ora inaugurada vai poder facilitar o escoamento de toda a produção local para os principais mercados, quer a nível da província, quer do país.
“Fazia-se o escoamento, mas com muitas dificuldades. E encarecia por causa dessas dificuldades. E também havia muitas percas de produtos por causa da estrada. As perdas de produção irão reduzir e tornar estes produtos mais competitivos no mercado em termos de quantidade, qualidade, preço e não só”.
O Presidente da República acredita ainda que com esta estrada será mais fácil atrair investidores, incluindo pessoas que irão abrir novos negócios no seu percurso, porque estradas em boas condições como esta reduzem os custos de transporte e tempos de viagem.
Outrossim, afirma que as cadeias de produção e comercialização passam agora a tornar-se mais robustas e previsíveis, além de que as indústrias emergentes como de processamento de produtos e hotelaria e turismo agora encontram um cenário propício para expandir os seus investimentos.
“Como se pode constatar, nesta região temos tudo para produzir mais e melhor, porque é agraciada com terras férteis tis, clima favorável e uma população muito trabalhadora”, observa o estadista, exortando, de seguida, os produtores a aumentarem a produção para aproveitarem as facilidades decorrentes desta estrada.
As obras de reabilitação possibilitaram o alargamento da estrada dos anteriores três metros para nove metros de largura, permitindo agora maior fluxo de carros e mais segurança na transitabilidade.
Segundo o Chefe de Estado, com a entrega da estrada Macia-Chókwè, bem como a asfaltagem de Caniçado-Mapai, na mesma província, resta agora o desafio de reabilitar a estrada Mapai-Massangena (Gaza), Massangena-Espungabera (distrito de Mossurize, Manica) e construir uma ponte sobre o rio Save para ligar Massangena e Espungabera.
O governante garante que já está em curso um trabalho com vista a mobilizar financiamento para a concretização destes projectos.
A rede de estradas do país é constituída por cerca de 30 mil quilómetros, dos quais cerca de oito mil (26 por cento) são revestidos, o que, segundo o Presidente, justifica a necessidade dos investimentos em curso.
“Continuaremos a mobilizar mais recursos para melhorar as vias de acesso no país”, garante o Presidente, para quem as estradas em melhores condições não devem ser palcos de acidentes, ao que exorta aos automobilistas a conduzirem com cautela, respeitando as regras de trânsito e segurança, mas também a pulação para respeitar as regras de travessia e colaborar para se travar a vandalização dos sinais de trânsito.