“Mérito da eleição vai para toda a Nação” – Presidente da República

Data: 10/06/2022
 
PR Nyusi comunica a Nação em alusão a eleição de Moçambique a Membro Não Permanente de CSNU-5

Maputo, 10 de Junho de 2022 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou que o mérito da eleição de Moçambique a Membro Não Permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas (CS-NU), vai, clara e certamente, para toda a nossa Nação.

O Chefe do Estado falava na Sala Nobre da Presidência da República, momentos depois de se confirmar a eleição de Moçambique por 192 votos para um dos cinco lugares destinados a Membros Não Permanente do CS-NU.

Segundo o Presidente Nyusi, trata-se de um momento histórico para o país, um marco de que Moçambique se deve orgulhar, pois a eleição é o reflexo do quão o povo moçambicano caminhou na prossecução deste desígnio, e demonstra que os esforços colectivos, sobretudo, nos últimos anos, para superar as diferenças e edificar uma sociedade pacífica, estão a dar frutos.

“Trata-se de um facto inédito nos 47 anos do percurso da República de Moçambique como Nação, que atesta o prestígio e o bom nome que o nosso país vem construindo ao longo dos anos e vem granjeando no concerto das Nações”, afirmou o estadista.

Na sua comunicação, o Presidente da República endossou o mérito para ao trabalho colectivo e árduo que os moçambicanos fizeram para atingir o objectivo (da eleição), que confere inestimável prestígio a nível do sistema Internacional, e também para todos aqueles que se empenharam, de corpo e alma, nesta empreitada de grande dimensão e nobreza, por ter sido uma experiência sem igual.     

“Durante o nosso mandato no Conselho de Segurança da Nações Unidas, Moçambique fará o seu melhor para ser um parceiro construtivo e eficaz na construção da paz. Seremos a voz dos países africanos que procuram edificar um futuro pacífico e próspero para todos”, explicou o Presidente Nyusi.

Leia na Íntegra o Discurso do PR