Mensagem do PR pelo Dia Mundial da Juventude

Data: 11/08/2021
 
Discurso

Moçambicanas e Moçambicanos,

Sob o lema: “Juventude Engajada na Produção Alimentar para a Saúde das Comunidades”, celebra-se hoje, 12 de Agosto, em todo o Mundo, o Dia Internacional da Juventude.

No presente ano, o lema e as celebrações decorrem à luz dos instrumentos programáticos da acção estratégica de governação do nosso Moçambique, que elegeram a agricultura como base de desenvolvimento e a indústria como factor de transformação. O lema deste ano desafia, igualmente, os jovens a engajarem-se de forma ousada na produção de alimentos, visando gerar mais postos de trabalho e melhorar a qualidade de vida das comunidades.

Por ocasião desta data, queremos saudar a todas e todos os jovens moçambicanos que dão tudo de si em prol da soberania nacional e do povo, perante as adversidades que vivemos como nação.

Lembrem-se que a declaração desta data pelas Nações Unidas teve por objectivo consciencializar os Estados Membros a melhor identificarem os desafios da Juventude e promoverem iniciativas para que este grupo etário contribua para o desenvolvimento global a partir do nacional.

Ao celebrarmos esta data, rendemos homenagem aos jovens que sem poupar esforços, dão de si incluindo a própria vida em defesa da nossa soberania em Cabo Delgado.

Auguramos que, tal como os Jovens do 25 de Setembro, a nossa Juventude contemporânea se comprometa, cada vez mais, à causa da nossa Pátria, aumentando a produção alimentar nacional, rumo a fome zero, tornando deste modo a fome uma narrativa do passado em Moçambique.

Com esperança e firmeza na vitória perante as adversidades, desejamos a todos os jovens, um feliz 12 de Agosto.

 

FILIPE JACINTO NYUSI,

Presidente da República de Moçambique.

Maputo, 12 de Agosto de 2021