MENSAGEM DE CONDOLÊNCIAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PELA PERDA DE VIDAS NA REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL POR MOTIVO DE CHUVAS TORRENCIAIS
Excelência e Caro Irmão,
Tenho acompanhado com profunda preocupação a evolução da situação na sequência das chuvas torrenciais que têm caído a leste da Província de Kwazulu Natal que resultaram em cheias que causaram a perda de centenas de vidas humanas, deslocamento de pessoas e destruição de infraestruturas económicas e sociais.
Este evento extremo do estado de tempo, evidencia os efeitos devastadores das mudanças climáticas que estão a provocar danos severos aos esforços do Governo da África do Sul de recuperar a economia, no contexto da Pandemia da Covid-19.
Neste momento de dor e desconforto, em nome do Povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, gostaria de endereçar as nossas sentidas condolências a Vossa Excelência, ao Governo e ao Povo da República da África do Sul. A nossa solidariedade vai para as famílias directamente afectadas por esta tragédia sem paralelo.
Estou confiante que sob a Vossa sábia liderança, o Povo e o Governo da África do Sul continuarão a mostrar resiliência e a recuperar desta calamidade natural, e esperamos, sinceramente que encontrem o alento para superar a dor e o trauma causados pela tragédia.
Queira aceitar, Senhor Presidente e Caro Irmão, os protestos da minha mais elevada consideração e estima pessoal e fique seguro que estamos do vosso lado nestes momentos difíceis na história da África do Sul.
Que a alma de todos os perecidos descanse em Paz Eterna!
O Presidente da República
Filipe Jacinto Nyusi