“Homem de convicções e foco, bravo e determinado” - PR

Data: 17/02/2021
 
Foto PR - Velorio do General João Pelembe-4 copy

Maputo, 17 de Fevereiro de 2021 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, considerou, hoje, o Major-General na Reserva, João Facitela Pelembe, como homem de convicções e foco, bravo e determinado, qualidades que o motivaram a nunca permitir que qualquer factor externo traçasse a sua trajectória de vida.

O Chefe do Estado falava durante as exéquias do Major-General na Reserva, João Pelembe, falecido a 14 do mês em curso vítima de doença, em Maputo. Segundo o Presidente Nyusi, assegurar a soberania nacional, mais do que necessário, é dar a continuidade à luta iniciada pelo malogrado, e seguir o seu desejo.

“Major-General, pela independência pela qual lutaste, continuaremos a combater o terrorismo em Cabo Delgado. Pela defesa da soberania que ajudaste a conquistar, vamos vencer os ataques armados da autoproclamada Junta Militar no centro do país. Pelo bem-estar do povo moçambicano, que sempre procuraste construir, juntos e unidos, vamos buscar a solução para vencer a pandemia da Covid-19. Esta solução é a nossa consciência solidária, a mesma consciência que usamos contigo para ganhar a bandeira que hoje te cobre”, afirmou.

O estadista acrescentou que o Major-General João Pelembe sempre incutiu nos seus colaboradores o princípio de que, quando um compatriota tomba em combate, peguem na sua arma e continuem a luta. Para o Chefe de Estado, este aprendizado encoraja a ultrapassar a dor que o seu desaparecimento físico causa e ajuda a afirmar, com convicção, que o país vai continuar a fazer de tudo para enfrentar e vencer os desafios da actualidade.

“O percurso histórico de vida de João Facitela Pelembe cruza-se com a história de Moçambique, uma história caracterizada por sacrifícios, vitórias, mas também uma história de desafios, assente na preservação da consolidação da unidade nacional, independência e paz”, vincou o Presidente Nyusi.