“Governo quer transformação do sector agrário para competir” - PR

Data: 19/04/2021
 
PR em Malema 4

Maputo, 19 de Abril de 2021 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou que o Governo assumiu a transformação do sector agrário para produzir e competir num ambiente sustentável, capaz de contribuir para a segurança alimentar e reduzir os índices de desnutrição crónica.

O Chefe do Estado falava em Malema, província de Nampula, no acto da inauguração da unidade industrial especializada no processamento de milho, que constitui um projecto âncora no distrito e nas regiões circunvizinhas, com uma capacidade instalada de 60 mil toneladas de farinha por ano, e alimentada por 30 mil produtores, que fornecem a matéria-prima.

Ainda durante a sua intervenção, o estadista defendeu uma agricultura modernizada que permita o aumento da oferta e oportunidade de emprego, sobretudo entre os jovens, o que vai permitir o acesso à renda para o melhoramento da vida de mais de 15 milhões de moçambicanos.

Segundo o Presidente Nyusi, da parte do Governo há esforços para o apoio aos pequenos agricultores no sentido de aumentarem as áreas de produção, incentivando a aposta assente no cultivo de gergelim, milho, feijões e outras culturas.

De acordo com o mais alto magistrado da nação, o Sustenta representa a materialização dos objectivos de desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos, o que pressupõe o incremento da produção das PME, facilitação do acesso aos mercados e aos mecanismos de financiamento.