FIKANI/PR expõe potencialidades turísticas ainda por explorar

Data: 10/08/2024
FIKANI/PR expõe potencialidades turísticas ainda por explorar

Maputo (Moçambique), 08 de Agosto de 2024 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, renovou hoje o convite a todos os envolvidos na cadeia de valor do sector do turismo a explorarem o “tesouro turístico” que Moçambique possui.

O estadista reiterou o convite durante a abertura da X Edição da Feira Internacional do Turismo – FIKANI, evento que este ano consolida a sua posição de um dos maiores eventos do género na região austral de África.

A presente edição incorpora eventos e momentos que o Presidente da República considera bastante relevantes para engrandecer ainda mais o sector, por isso importante explorar, como seminários sobre investimentos e oportunidades de negócio na cadeia de valor de turismo e eventos.

Referia-se igualmente à exposição fotográfica enaltecendo os momentos marcantes do turismo nos últimos 10 anos, visitas de familiarização para jornalistas e compradores de pacotes turísticos, eventos culturais, gastronomia, entre outros.

“Este é um ponto de encontro que permite os profissionais do turismo avaliarem o crescimento do sector, partilharem experiências e definirem o tipo de parcerias para o desenvolvimento do mesmo sector”, disse o governante.

O estadista destacou a grandeza do FIKANI, a principal montra das potencialidades turísticas que o país oferece, também o mais prestigiado ponto de negócios e de encontros entre empresas e instituições turísticas da África Austral e de outras partes do mundo.

Explicou que a sua participação neste evento pertencente a toda a cadeia de valor da indústria turística testemunha a importância que atribui a esta plataforma “onde os fazedores do turismo podem gerar novos e promissores negócios”. Aliá, o FIKANI é mais uma implementação de uma instrução que o Presidente Nyusi deixou ao sector.

Dado isso, aproveitou a ocasião para felicitar ao Ministério da Cultura e Turismo e ao Instituto Nacional do Turismo (INATUR) pelo seu engajamento na organização desta Feira que visa promover a boa imagem do país além-fronteiras.

O Chefe de Estado prosseguiu mostrando um cenário de evolução do turismo que tem como base “um bom momento que a economia nacional atravessa”, ao registar um crescimento na ordem de cinco por cento em 2024, acima de 4,4 por cento em 2022, o que revela a saída do momento da crise que se verificou em 2020.

Explicou que este crescimento é fruto de medidas mais ousadas e determinantes no impulso e dinâmica do sector, como o relaxamento na concessão de Vistos de entrada, compreendendo a introdução do Visto de Fronteira, alteração do Visto de Negócio com múltiplas entradas e permanência no país até 90 dias, isenção de Visto a 29 países no quadro das Medidas de Aceleração Económica.

 

Estão a expor na FIKANI 220 expositores provenientes das Repúblicas da África do Sul, Eswatini, Namíbia, Ruanda, Nigéria, Angola, Quénia, Portugal e Espanha, distribuídos em 145 Stands.

Estão igualmente presentes as Direcções Provinciais de Cultura e Turismo, que expõem as potencialidades turísticas de todo o país, e 37 Compradores Patrocinados (que incluem operadores turísticos, agências de viagens e mídia especializada em turismo).