“Base Naval: Requalificação para melhor servir à Marinha de Guerra” - PR

Data: 25/01/2022
 
Visita a Base Naval de Metangula - Lagos Niassa-9

Maputo, 25 de Janeiro de 2022 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, referiu que a Base Naval de Metangula está a ser requalificada e reabilitada para melhor servir à Marinha de Guerra. O Chefe do Estado falava durante a visita que efectou àquele empreendimento militar, na sua visita de trabalho à província de Niassa.

No local, o Presidente Nyusi percorreu várias áreas, assim como teve encontros com as lideranças da Base Naval, assim como com o Chefe do Estado Maior General, para inteirar-se do estado das infraestruturas e embarcações de patrulha e intercepção.

O trabalho de operacionalização e reequipamento está a cargo dos do Estado Maior General das Forças Armadas de Moçambique, através dos próprios militares da Marinha de Guerra de Moçambique, algo que impressionou o Comandante-Chefe das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, Filipe Jacinto Nyusi.

De acordo com o Presidente da República, a Base Naval de Metangula, é a maior e melhor do país, e sobre a qualidade do equipamento, o estadista disse que qlgum trabalho está a ser feito, mas pode não ser visível, porque ainda não está concluído, pelo menos em termos de infra-estruturas e recursos humanos, e no que concerne ao equipamento, o Comandante-Chefe atribuiu mérito ao Estado-Maior-General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, por ter apostado na busca de soluções.

“O normal seria pedir ao Comandante-Chefe algum orçamento, mas para esta requalificação é o contrário. Estão a dizer Comandante-Chefe, nós estamos a fazer isto, e uma das razões que me levou até cá era justamente para ver o que estão a fazer, e com que meios e capacidades”, disse o Presidente Nyusi, acrescentando que a robustez do equipamento não podia ser desperdiçado, pelo que as FADM fizeram o exercício de recuperar, por exemplo, as rampas e doca flutuante para que fosse reaproveitado, juntando a experiência dos antigos técnicos que operavam na base naval com os novos militares.