PR termina Visita de Estado a Gana com convicção de Missão Cumprida
Accra, 25 de Maio de 2022 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, terminou hoje a visita de Estado de três dias que efectuava à República do Gana, da qual afirma levar a convicção de ter reavivado a parceria estratégica que se funda em laços históricos profundos.
Teve como última actividade a visita que efectuou ao parlamento para partilhar a experiência de Moçambique em aspectos como o aprofundamento da democracia e os processos de descentralização.
Depois de se reunir com presidente do parlamento, o Chefe de Estado interveio na Parlamento, e manifestou o interesse de Moçambique de beneficiar da experiência do Gana na criação de um quadro legal que garanta uma gestão transparente e sustentável dos recursos estratégicos, em especial os minerais preciosos como o ouro, mas também o petróleo e o aprimoramento do conteúdo local para o empoderamento do empresariado nacional, criando rendas para as famílias moçambicanas.
“Pretendemos que a exploração desses recursos não signifique maldição, mas sim uma bênção em prol da felicidade do povo e prosperidade do país”, disse o estadista sem sessão ordinária parlamentar.
O Presidente partilhou a visão de Moçambique a respeito do conflito entre Rússia e Ucrânia em que o país se absteve. Esclareceu que a abstenção não quer dizer a promoção de violência ou de guerras no mundo, mas um estímulo ao diálogo.
“Abstivemo-nos porque queremos que as duas partes se falem, pois não há nenhuma guerra que termina sem que haja diálogo, é uma oportunidade que damos a todas as partes para dialogarem e encontrarem uma solução, porque esta guerra está a sacrificar o mundo, o custo de vida está a subir e só com o diálogo poderemos encontrar o sossego para os povos”, disse.