PR satisfeito pelos resultados do “Prémio Jovem Criativo”
Maputo (Moçambique), 09 de Agosto de 2024 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, constata que a iniciativa “Prémio Jovem Criativo” revela-se claro exemplo da materialização da visão do Governo de estimular o espírito empreendedor, inovação tecnológica e criação artística da juventude para que esta possa fazer a diferença nas suas comunidades.
O Prémio Jovem Criativo realiza-se anualmente em parceria com o movimento associativo juvenil e demais intervenientes dos sectores público e privado visando reconhecer, homenagear e distinguir jovens (dos 15 aos 35 anos de idade) que se destacam pelo seu contributo no desenvolvimento do país através das três categorias.
Hoje, a cidade de Maputo acolheu a X Gala do Prémio Jovem Criativo, cuja cerimónia o Presidente Nyusi dirigiu. No evento, 15 vencedores (cinco para cada categoria) receberam os respectivos prémios, que incluem um certificado e valores monetários.
No seu discurso de ocasião, o Chefe de Estado explicou que ao criar este programa, o Governo pretendia engajar seus parceiros de cooperação para, de forma estruturada e coordenada, estimular iniciativas de jovens com efeito transformador nas suas vidas.
Volvidas 10 edições, o estadista hoje observa que os projectos de jovens tiveram aceitação com muita facilidade de toda a comunidade internacional, empresarial e intelectual de Moçambique, o que significa que há um denominador comum de que todos têm de apostar na juventude.
“Hoje, regozijamo-nos por testemunhar os resultados de um programa que ultimamente está a se afirmar como um ponto de convergência do Governo, dos parceiros de cooperação, do sector privado e da sociedade em geral. Esta convergência é em torno da causa do empoderamento da nossa juventude, em que os próprios se revelam agentes da mudança”, disse o estadista vincando que este é um grande investimento de que se deve celebrar, um investimento certo para o futuro.
O governante afirma que este orgulho se engrandece ainda mais por se estar perante jovens criativos, inovadores e comprometidos com o progresso de Moçambique, jovens que procuram soluções para melhorar as condições de vida das suas famílias, jovens que se sentem donos da pátria.
Explicou que a realização da Gala materializa o firme compromisso do seu Governo na promoção e valorização da criatividade da juventude moçambicana, “que se tem demostrado cada vez mais dinâmica e proactiva na busca de alternativas e soluções aos problemas que apoquentam as nossas comunidades”.
O estadista aproveitou a oportunidade para reiterar o reconhecimento aos jovens por se afirmarem continuamente como actores relevantes na materialização da agenda de desenvolvimento de Moçambique.
Dados revelados por si na ocasião indicam que a iniciativa em causa já identificou cerca de 12 mil jovens criativos em todo o país nos últimos cinco anos. Deste total, cerca de 800 foram premiados, tendo alguns dos vencedores transformado as suas ideias em empresas de referência nas suas comunidades.
“Com este programa, trouxemos ao relevo a capacidade dos nossos jovens, pois com o pouco que possuem conseguem provar a sua inteligência e criatividade. O jovem mostrou a sua capacidade de autossuperação e de identificar e tirar vantagens das oportunidades existentes sem cruzar os braços”, vinca o Chefe de Estado.