PR reforça cooperação com os Emirados Árabes Unidos
Maputo, 18 de Janeiro de 2023 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, efectuou de 15 a 18 de Janeiro de 2023, uma visita de trabalho aos Emirados Árabes Unidos, à convite do seu homólogo Sheikh Mohammed Bin Zayed Al Nahyan.
Durante a visita, o Chefe do Estado participou, em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, na cerimónia de abertura da Semana de Sustentabilidade, que decorreu sob o lema: “Jornada da Transição Energética: Programa Conjunto com o Conselho Atlântico”, e testemunhou a entrega do Prémio Zayed para a Sustentabilidade.
A Semana de Sustentabilidade é um evento internacional de negócios, organizada pelos Emirados Árabes Unidos, através de uma entidade vocacionada ao desenvolvimento de energias limpas, no contexto da agenda internacional sobre a emissão zero de carbono e contenção de mudanças climáticas e caracterizou-se como uma antecâmara para o COP 28, a ser realizado em Abu Dhabi, em Novembro de 2023, com a conclusão do primeiro Balanço Global do Acordo de Paris, avaliando o progresso feito pelos países em seus planos climáticos nacionais.
A visita do estadista moçambicano serviu, igualmente, para interagir com o seu homólogo dos Emirados Árabes Unidos, onde aprofundaram e consolidaram as relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois povos e governos nos domínios acordados durante a visita realizada pelo Chefe do Estado moçambicano, em Outubro de 2022. A prova desse desiderato foi a visita efectuada pelo presidente da República de Moçambique ao Centro de Formação de Quadros das Forças Armadas, em Al Ain.
“O encontro que tive com a Sua Alteza Sheikh Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, Presidente deste país, complementada mais tarde pelo seu Ministro de Estado para os Negócios Estrageiros e Cooperação Internacional, para fazer o follow up das decisões que tomamos, foi interessante porque demos seguimento daquilo que fizemos em Outubro, aquando da visita, nos sectores que havíamos iniciado a discussão, na área das infra-estruturas, da imobiliária, do financiamento para projectos e da defesa e segurança”, disse o Presidente Nyusi.
Ainda a margem da cerimónia, o governante, manteve encontros bilaterais com os seus homólogos de Angola e Uganda, respectivamente, que no cômputo geral, passaram em revista a cooperação bilateral.
No encontro com o Presidente João Lourenço, destacou-se a necessidade da realização da 10ª Sessão da Comissão Mista entre os dois países e trocaram-se informações sobre a CPLP, combate ao terrorismo no norte da província de Cabo Delgado, bem como sobre a situação de segurança nas regiões da SADC e dos Grandes Lagos.
Com o Presidente Yoweri Museveni, abordou a necessidade da realização da 2ª Sessão da Comissão Mista, no seguimento da sua visita de Estado a Uganda, em Abril de 2022.
No âmbito da prossecução da Diplomacia Económica e no quadro da mobilização de investimentos para implementação de projectos prioritários no país, o Chefe do Estado manteve encontros com representantes das empresas ABU DHABI PORTS, MASDAR, ALFA W, que manifestaram o desejo de investir no pais, em várias áreas como agricultura, infra-estruturas portuárias e rodoviárias, imobiliária, turismo, saúde, energias renováveis, estabelecimento de zonas francas, gestão de portos e logística marítima, mineração, entre outras. Na ocasião, o Presidente Nyusi, deixou clara a abertura do país e convidou os investidores a visitar o país e contactar as instituições relevantes de cada sector.
Falando aos jornalistas, no balanço da visita, o Chefe do Estado, começou por afirmar que a visita que efectuou foi diferente de outras, tendo em conta o objectivo da mesma, mas que entretanto, esta serviu também fortalecer as relações de amizade e cooperação.
“Os temas essenciais do evento, tendiam para acções para mitigação das mudanças climáticas, acções para a redução da emissão do carbono, mas também sobre energias renováveis, e neste caso concreto a nossa abordagem priorizou a transição da energia”, explicou o Presidente da República.
Ainda na interação com jornalistas que o acompanhavam, o governante abordou sobre a reabilitação da Estrada Nacional N1, tendo afiançado que uma equipa técnica Emirados Árabes Unidos se deslocou a Moçambique, onde percorreu a estrada de sul a norte, para avaliar o estado da infra-estrutura, o que culminou com a produção de um relatório, apresentado nesta visita.
Neste momento, encontra-se na mesa de discussão o estudo de viabilidade para a reabilitação da via, num troço de cerca de mil e quinhentos quilómetros. Prevê-se que o contrato de financiamento para a efectivação do projecto, seja assinado em Março próximo, num valor estimado em vinte e cinco milhões de dólares.
Olhando para os resultados alcançados, mormente os encontros bilaterais ao nível político e empresarial, que certamente contribuirão para o reforço e consolidação das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os povos e governos – da República de Moçambique e dos Emirados Árabes Unidos, bem como para o fluxo de investimentos deste país para Moçambique, o Chefe do estado avaliou positivamente, a visita aos Emirados Árabes Unidos.