PR recebe felicitações de Donald Trump

Data: 24/06/2020
 
Nomeai VP TS

Maputo, 24 de Junho de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu mensagem de felicitações do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump  por ocasião do quadragésimo quinto aniversáro da Independência nacional.

Na sua mensagem, o Presidente americano refere que em nome dos Estados Unidos, aceite os meus melhores votos por ocasião da passagem do 45º aniversário da Independência de Moçambique a 25 de Junho.

Apesar de as celebrações alusivas ao 25 de Junho acontecerem numa altura em que as duas nações estão focadas em ultrapassar os desafios implantados pela pandemia do coronavírus, saiba que o povo dos Estados Unidos tem orgulho do povo de Moçambique ao honrar a história e a herança da sua grande nação, afirma o governante americano.

Os Estados Unidos fazem votos para o fortalecimento cada vez maior dos laços de amizade e cooperação entre os nossos dois Países e reafirmam o compromisso de trabalharmos juntos com vista ao alcance de um Moçambique mais saudável, pacífico, democrático e economicamente próspero para todos os seus cidadãos, lê-se na mensagem do estadista americano.

Ainda no âmbito das felicitações do quadragésimo quinto aniversáro da Independência nacional, o Chefe do Estado moçambicano, recebeu uma mensagem do Presidente de Timor Leste que refere que há 45 anos, no Estádio da Machava, era solenemente proclamada a independêencia de Moçambique. Uma delegação Leste-Timorense de alto nível convidada para o efeito, participou neste acto histórico e partilhou da alegria extraórdinária daquele único momento.

Em Janeiro do corrente ano tive a honra de receber o convite que Vossa Excelência me dirigiu para a cerimónia da tomada de posse, para um segundo mandato, lê-se na mensagem do Chefe do Estado de Timor Leste.

Na sua mensagem, afirma igualmente que temos novos desafios que exigem cada vez mais a cooperação entre os Estados  e a nível multilateral. Os laços fortes que nos unem pedem o reforço da cooperação entre os nossos países e povos.

Tomo ainda esta oportunidade para reiteirar os votos de bem-estar pessoal e de sucesso ao povo irmão de Moçambique e reafirmo os meus sentimentos da mais alta consideração e estima pessoal, afirma o Presidente timorense.