PR recebe em audiência Secretário Executivo da SADC

Data: 28/10/2021
 
Recepção a Elias Magosi Secretario Executivo SADC 1

Maputo, 28 de Outubro de 2021 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu hoje em audiência, no seu Gabinete de Trabalho, o Secretário Executivo da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, Elias Magosi.

Durante a audiência, o estadista moçambicano e Secretário Executivo da SADC, abordaram assuntos de interesse nacional e regional, com enfoque para os desenvolvimentos da actuação da Forças da SADC destacadas para a província de Cabo Delgado, com a missão de ajudar o país e eliminar os focos de terrorismo naquela parte do país.

De acordo com Elias Magosi, na audiência concedida pelo Chefe do Estado, Secretaria Executivo SADC, aproveitou a ocasião para apresentar um cumprimento de cortesia ao Presidente cessante da SADC, sendo que Moçambique é o terceiro Estado dos 16 Estados membros da organização regional.

“Também temos na agenda, durante a nossa estadia em Moçambique, a vista à Força da SAMMIM estacionada em Cabo Delgado, na qualidade de Secretário Executivo da SADC em coordenação com as autoridades moçambicanas, para juntos aferirmos o progresso desta missão no terreno”, acrescentou o Secretário Executivo.

Para além desta deslocação à Cabo Delgado, o Secretário Executivo da SADC irá escalar Nacala, para visitar o Centro Regional de Emergência que funciona naquela parte do país, para aferir o grau da sua implementação.

Ainda hoje, o Presidente Nyusi recebeu em audiência os embaixadores da Arábia Saudita, Abdulkarim Alyosfi, e do Vietname, Lu Hoang, que apresentaram os cumprimentos de despedida ao Chefe do Estado moçambicano pelo fim da sua missão em Moçambique.