PR procede ao lançamento da campanha de comercialização agrícola

Data: 22/06/2020
 
_DSC4225

Maputo, 22 de Junho de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, procedeu, na última sexta-feira, dia 19 de Junho, ao lançamento da Campanha de Comeracialização Agrícola, no distrito da Manhiça, província de Maputo.

Intervindo na ocasião, o estadista afirmou que o seu executivo vai fazer de tudo paragarantir maior competitividade ao sector, e que o objetivo é garantir benefícios para pequenos agricultores, inserindo-os nos circuitos da comeracialização em todo o país.

"Reconhecemos que a comercialização agrícola, na sua amplitude, enfrenta vários constrangimentos. Mas a nossa estratégia visa garantir maior competitividade a toda cadeia de valor", declarou Filipe Nyusi.

Para o Presidente Nyusi, o sector familiar é responsável pela maioria dos produtos consumidos e exportados, mas é o que menos se beneficia do esforço de produção porque enfrenta muitas dificuldades no seu relacionamento com os mercados.

A nova campanha tem a duração de um ano e ambiciona disponibilizar 15 milhões de toneladas de diversos produtos para o mercado, contra os 13,8 milhões de toneladas na campanha passada.

O Governo de Moçambique vem criando incentivos para que o sector familiar seja incorporado nos circuitos oficis, e no quadro destes esforços, no ano passado, o executivo moçambicano criou o Fundo Rotativo para Comercialização Agrícola, instrumento que, através de linhas de crédito estabelecidas com instituições financeiras e de desenvolvimento, apoia os pequenos agricultores nas zonas rurais, com destaque para as mulheres.

Leia na Íntegra o Discurso do PR