PR participa na reunião da Troika do Órgão da SADC

Data: 20/05/2020
 
DSC_4447

Maputo, 20 de Maio de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, participou ontem em Harare, Zimbábwè, na reunião do Órgão da Troika da SADC para assuntos da defesa e segurança, que manifestou apoio e solidariedade com Moçambique, por causa dos ataques terroristas.

No seu comunicado final, o órgão instou os Estados-Membros da SADC a apoiar o Governo de Moçambique na luta contra os grupos terroristas e armados que actuam em alguns distritos daquela província.

Falando à imprensa após a reunião, o Chefe do Estado afirmou que a sessão passou em revista a situação na região, sobre tudo em relação à medidas da luta contra o coronavirus, a situação no Lesotho, Malawi e outros pontos, assim como os ataques em Cabo Delgado, que acabaram estando no centro da atenção.

“Naturalmente, porque nós tínhamos sidos convidados para um ponto específico, priorizamos o assunto sobre Moçambique” disse o Presidente Nyusi, acrescentando que a discussão foi, em parte, a continuidade do que esteve em cima da mesa recentemente, no encontro que manteve com Emerson Mnangagwa, que preside a Troika, na cidade de Chimoio em Manica.

“Houve a ideia de que temos que comunicar mais com colegas porque é preciso compreender o modus operandi e porque se trata de uma questão que não é exclusiva a Moçambique e preciso, com alguma antecipação, podermos partilhar alguma experiência e as realidades e ver quais são os tipos de apoio que podemos ter e, aqui, de facto recebemos grande solidariedade e encorajamento e, juntos tentamos trocar informações sobre as realidades de cada país” explicou o estadista.