PR no painel sobre “Oportunidades de Crescimento em África”

Data: 20/01/2020
 
_E4A8279

Londres, 20 de Janeiro de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, participou hoje, em Londres, no âmbito da Cimeira de Investimento Reino Unido-África, no painel subordinado ao tema “Oportunidades de Crescimento em África”.

O Painel que contou com a presença do Presidente da Costa de Marfim Alassane Ouattara, e o Primeiro-Ministro das Maurícias, Kumar Jugnauth, discutiu aspectos cruciais para o crescimento do continente como um todo, através da apresentação das potencialidades de cada país e das formas de explorar essas potencialidades de forma a beneficiar as populações dos países.

Intervindo na ocasião, o Chefe do Estado disse que Moçambique é um país ainda com riquezas intactas por explorar, tanto na área agrícola, energética, sublinhando que a maior potencialidade que existe no país é o capital humano.

Também referiu-se à mobilização do investimento estrangeiro, afirmando que o posicionamento geoestratégico do país ajuda nas suas pretensões de captar o investimento, tanto dos países vizinhos que se servem de Moçambique para o seu contacto com o mar, assim como de empresas privadas de todo o mundo.

Também falou da aposta na diversificação da produção, com enfoque na justiça social que deve estar ancorada na inclusão das comunidades locais nos proventos dos investimentos que sejam realizados na sua área, pois essa, segundo o Presidente Nyusi, é a forma mais certa de criar emprego e inclusão dos moçambicanos no desenvolvimento do país.

Para tal, o Presidente da República informou que Moçambique está a apostar na formação técnico-profissional dos moçambicanos, para estarem preparados e terem capacidade de serem absorvidos pelo investimento que possa ser feito no país.