PR mobiliza fundos para corredores de desenvolvimento

Data: 26/01/2023
 
WhatsApp Image 2023-01-26 at 09.45.01

Dacar, 26 de Janeiro de 2023 - O Presidente da Republica, Filipe Jacinto Nyusi, mobilizou junto das instituições financeiras internacionais fundos para viabilizar edificação de infra-estruturas públicas nos corredores de desenvolvimento do pais.

Falando numa reunião presidencial sobre Compactos dos países de Fornecimento de Alimentos e Agricultura, o Chefe do Estado revelou que são 4.5 mil milhões de dólares necessários para viabilizar os programas de desenvolvimento económico, político e social, ao longo dos corredores do norte, centro e sul do país.

3 PR Nyusi reuni-se com investidores  durante 2ª edição da Cimeira sobre Alimentação em África-9

De acordo com o Presidente Nyusi, o valor deverá ser aplicado nas oportunidades de investimento no sector agrário para a promoção de negócios e desenvolvimento do agro - processamento naqueles corredores.

Do montante acima referido, de acordo com o Chefe do Estado moçambicano, 2.9 mil milhões de dólares servirão para a edificação de infra-estruturas nos seis corredores de desenvolvimento existentes, enquanto os restantes 1.6 biliões de dólares vão para o financiamento ao sector privado.

Participaram na reunião instituições financeiras e os parceiros de desenvolvimento internacional, que incluem o Banco Africano de Desenvolvimento, agência norte-americana USAID, agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), Aliança para Revolução da Zona Verde em Africa, onde foi apresentado o compacto de projectos para o país.