PR mantém encontro virtual com Presidente do Conselho Europeu

Data: 11/06/2021
 
Tomada de Posse dos Membros do Conselho Superior de Comunicação Social - CSCS-5

MAPUTO, 07 DE JUNHO DE 2021 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve hoje, dia 07 de Junho de 2021, pelas 15:00 horas, a partir do Gabinete da Presidência da República, um encontro virtual com o Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, no quadro das excelentes relações de cooperação e de parceria entre as duas Partes.

Durante o encontro, as duas personalidades trocaram informações sobre o estágio da cooperação e parceria entre Moçambique e a União Europeia, tendo se congratulado com o excelente nível de implementação dos programas bilaterais e multilaterais.

O Presidente da República partilhou informação sobre a evolução da situação de segurança em Moçambique, sobretudo quanto aos esforços do Governo de Moçambique para fazer face aos ataques terroristas em alguns distritos na província de Cabo Delgado, tendo se congratulado pela disponibilidade de apoio da União Europeia.

O Presidente da República partilhou, igualmente informação sobre outros parceiros que mostram interesse e disponibilidade em complementar os esforços do Governo de Moçambique na luta contra este flagelo.

Os dois dignitários congratularam-se com a visita bem-sucedida da equipa técnica da União Europeia, de 19 a 28 de Maio de 2021, que além de manter contactos com as entidades competentes visitou a província de Cabo Delgado.

O Presidente do Conselho Europeu agradeceu pela recepção da equipa técnica e informou estar em preparação e decisão o apoio concreto a ser prestado pela União Europeia no quadro de uma abordagem integrada que comporta aspectos de segurança, desenvolvimento e acção humanitária.  

Os dois líderes trocaram informações sobre as medidas de prevenção da propagação da pandemia da COVID – 19, tendo o Presidente da República partilhado os esforços do Governo de Moçambique na mitigação dos impactos desta pandemia, tendo se congratulado por estas estarem a surtir os efeitos desejados, no sentido de reduzir o número de infecções, internamentos e óbitos.

O Presidente do Conselho Europeu manifestou solidariedade da União Europeia, bem como informou sobre a disponibilidade da sua organização em prestar apoio a Moçambique e aos países africanos na disponibilização de vacinas e outras intervenções de resposta à COVID-19 no continente africano.  

Por último, os dois dirigentes comprometeram-se a continuar a trabalhar juntos para impulsionar a cooperação profícua entre Moçambique e a União Europeia.