PR mantém conversa telefónica com o Secretário-Geral da ONU

Data: 12/06/2020
 
aa

Foto: Arquivo do Gabinete de Imprensa PR

Maputo, 12 de Junho de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, manteve, na tarde de 11 de Junho de 2020, uma conversa telefónica com o Secretário-Geral das Nações Unidas, Engº António Guterres, para partilhar os últimos desenvolvimentos sobre a resposta à Covid-19, processo de paz em Moçambique e outras matérias de cooperação multilateral com o Sistema das Nações Unidas.

No que tange ao processo de paz em Moçambique, o Presidente da República partilhou os últimos desenvolvimentos no processo de diálogo, sobretudo a retomada do DDR que se pretende célere e efectivo, com a Renamo a mostrar vontade política para prosseguir até ao seu término.

O Presidente da República e o Secretário Geral das Nações Unidas congratularam-se com o empenho, dedicação e profissionalismo do Representante Pessoal do Secretário-Geral e Presidente do Grupo Internacional de Contacto, Embaixador Mirko Manzoni.

Durante a conversa telefónica, de forma breve, abordaram sobre a situação dos ataques terroristas na província de Cabo Delgado, onde se verificava,  como resultado de ataques, uma tendência do registo de centenas de deslocados, destruição de infraestruturas socioeconómicas públicas; assim como as medidas do governo de Moçambique e o papel importante das agências das Nações Unidas no apoio humanitário às populações afectadas, sobretudo o PMA.

Os dois dirigentes reafirmaram o seu empenho em aprofundar a cooperação multilateral no enfrentamento dos desafios globais, com impacto em Moçambique e no mundo.