PR inaugura Sistema de Abastecimento de Água de Nhampassa

Data: 03/06/2023
 
PR na inauguração do Sistema de Abastecimento de Água do Posto Administrativo de Nhampassa (4)

Nhampassa, 02 de Junho de 2023 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, inaugurou nesta sexta-feira no distrito de Báruè, província de Manica, o Sistema de Abastecimento de Água do Posto Admistrativo de Nhampassa, no âmbito do Programa Água para a Vida (PRAVIDA) e do Programa Nacional de Abastecimento de Água e Saneamento Rural (PRONASAR).

Com este sistema está reforçada a capacidade de fornecimento de água potável, devidamente tratada à população residente na sede do Posto Administrativo de Nhampassa, e espera-se que o mesmo possa contribuir igualmente na redução das distâncias percorridas a procura deste precioso líquido, no combate às doenças de origem hídrica e por conseguinte na elevação do padrão de vida da comunidade.

‘’O nível de acesso à água potável é um importante indicador para eliminação de riscos à saúde das populações e é um direito humano.  Por essa importância como Governo, queremos reafirmar o nosso compromisso que trabalharemos para que todos os moçambicanos tenham acesso água segura’’, defendeu o Chefe do Estado.

Esta visão de desenvolvimento, segundo o Presidente da República, é traduzida no Programa Quinquenal do Governo 2020-2024 em planos de investimentos para alargar a cobertura de serviços melhorados de abastecimento de água em zonas rurais construindo e reabilitando sistemas de abastecimento e fontes de água e estabelecendo novas ligações.

‘’Por isso, é com muita satisfação que viemos aqui, no Posto Administrativo de Nhampassa, no distrito de Báruè, província de Manica, para fazer a entrega à população desta parcela do país, aquilo que pediram - um sistema de abastecimento de água’’, sublinhou.

Dados de 2020 de monitoria global de desafios de desenvolvimento sustentável indicavam que pelo menos 38% da população moçambicana vivia nas zonas rurais careciam de sistemas melhorados de abastecimento de água e 75% careciam de infra-estruturas melhoradas de saneamento.

‘’A nível dos espaços rurais da província de Manica, neste momento a taxa de cobertura é de 59.6%, ou seja, 850183 pessoas tem acesso à água potável comparativamente a situação de 2015 nas zonas rurais desta província, apenas 36% da população tinha acesso à água potável’’, salientou.

Do total dos beneficiários a nível da província de Manica 115097 são do distrito de Báruè, o que representa uma taxa de cobertura de 62% em relação à população do distrito.

O sistema que permite o aumento das horas de fornecimento, bem como da qualidade e quantidade de água fornecida aos utentes com capacidade instalada de servir a mais de 17 mil pessoas. O mesmo irá contribuir para a redução da desnutrição crônica e das doenças de origem hídrica para a propagação de doenças como a sarna, a cólera e para maior controle da COVID-19, como também para o aumento da higiene individual e colectiva.

Para o Presidente da República, a sustentabilidade de sistema de abastecimento de água, não é apenas garantida pelo gestor, a comunidade, os utentes e a população beneficiária em geral devem colaborar na sua preservação evitando ligações clandestinas, vandalização e furto de materiais, equipamentos e assessórios e o desperdício da água com a criação de fugas. Igualmente segundo a sua visão, os utentes deviam contribuir para operação e manutenção pagando as facturas pela água consumida.

Apelou ainda às estruturas governamentais do distrito de Báruè a manterem o interesse pelo sistema, monitorando a sua operação para garantir a sustentabilidade por forma a valorizar o investimento realizado que visa servir à população.