PR entrega aparelho de ressonância magnética no Hospital Central da Beira

Data: 02/11/2023
 
PR visita Hospital Central da Beira

Beira (Moçambique), 01 de Novembro de 2023 – O Hospital Central da Beira, na província de Sofala, dispõe agora de uma máquina de ressonância magnética, entregue hoje pelo Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, numa visita que efectuou àquela que é a segunda maior unidade sanitária do país. 

A entrega do aparelho é o cumprimento de uma promessa feita pelo Presidente Nyusi para acabar com as transferências de pacientes para outros pontos com os mesmos serviços, eliminando desta forma os altos custos resultantes dessas movimentações.

“Cuidem do equipamento. Quando sentirem que está a dar um sinal, não insistam, porque estes aparelhos modernos são muito sensíveis. Quando um piloto está acesso, está a dizer que há uma coisa que precisa de ser concertada. Então, vamos conservar. Cuidem, usem no máximo, invistam na manutenção”, disse o estadista, dirigindo-se aos profissionais de saúde.

Na ocasião, sublinhou que a entrada em funcionamento dos serviços de ressonância magnética significava mais trabalho, pelo que encorajou que redobrassem esforços, tirando o maior proveito da presença dos mais experientes para aprenderem.

O Presidente da República informou durante a saudação que saia do Save, onde inaugurou a Ponte 6 de Agosto, uma infra-estrutura de mil metros de comprimento erguida sobre o rio Save, na Estrada Nacional Numero Um (EN1), mas com a importância de que foi totalmente financiada pelo Governo de Moçambique, além do impacto económico e social enorme, porque na ponte passavam viaturas de forma condicionada, um cenário que passa para a historia.

No momento, o estadista descreveu as dificuldades por que os automobilistas passavam, principalmente os de transporte de mercadoria.

O Chefe de Estado informou que visitava Sofala para também entregar o edifício do da Delegação Provincial do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), uma infra-estrutura erguida na cidade da Beira para resolver os problemas de poupança, mas também dos pensionistas.