PR endereça mensagem por ocasião do Dia da Luta Contra a Malária

Data: 25/04/2020
 
Mensagem do P R pelo dia da Malaria - 2 - DSC_4974

Maputo, 25 de Abril de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi endereçou hoje uma mensagem pela passagem do dia 25 de Abril Dia da Luta Contra a Malária, que se celebra so o lema “Zero Malária, Começa Comigo!”.

Para o Chefe do Estado a Malária continua sendo um dos maiores problemas de Saúde Pública no nosso país, pois continuamos a assistir, de forma preocupante, o aumento dos casos e enchentes nas unidades sanitárias, com maior destaque para as consultas e enfermarias de crianças.

“A Malária para além de causar luto e manter o ciclo doença/pobreza nas famílias, interfere negativamente no desenvolvimento económico e social do nosso país. Por esses motivos, gostaria nesta ocasião, de reafirmar a nossa responsabilidade e compromisso como Governo de lutar contra esta doença”, diz a mensagem do Presidente Nyusi.

O Chefe do Estado recorda na sua mensagem que as celebrações deste ano acontecem numa altura em que os países de todo o mundo estão a atravessar uma fase difícil devido à pandemia da COVID-19. “Neste momento muito desafiante, o nosso apelo a todo povo moçambicano e a todos os cidadãos estrangeiros residentes em Moçambique é de seguir as boas práticas da prevenção contra o novo Coronavírus recomendadas pelas instituições de saúde”, diz a mensagem.

O estadista aproveitou a ocasião para endereçar palavras de apreço e gratidão a todos aqueles que diariamente, trabalham junto das famílias, comunidades e nas unidades sanitárias, em actividades de prevenção, diagnóstico e tratamento da Malária.

“Enquanto nos precavemos da COVID-19, vamos todos continuar a dar o nosso contributo, individual e colectivo, nesta luta, contra a malária”, afirmou o Presidente da República na sua mensagem.

Leia na Íntegra a Mensagem do PR