PR endereça mensagem pela passagem do 16 de Junho

Data: 16/06/2021
Tomada de Posse dos Membros do Conselho Superior de Comunicação Social - CSCS-5

Maputo, 16 de Junho de 2021 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, endereçou uma mensagem pela passagem do dia 16 de Junho, data que se assinala 61 anos do Massacre de Mueda, e 41 anos da criação do Metical, a moeda nacional.

Na sua mensagem, o estadista moçambique recorda que o Massacre de Mueda foi um acto ignóbil de manifestação de força brutal pelas autoridades coloniais para dissuadir os moçambicanos de lutarem pela sua liberdade, assim como humilhar e mutilar o direito dos moçambicanos à autodeterminação.

“O acontecimento de Mueda inspirou os moçambicanos a manterem-se focados num objectivo comum, facto provado e sublimado na proclamação da nossa independência, 15 anos depois da ocorrência do massacre”, diz a mensagem do Chefe do Estado.

Segundo o Presidente Nyusi, foi a partir do massacre de Mueda que os moçambicanos compreenderam que não havia espaço para uma via negocial para a conquista da sua independência, despertando-se, assim a consciência nacionalista que viria a galvanizar a todo o povo moçambicano a empenhar-se com bravura, sacrifício e sentido de missão, na Luta Armada.

“Em memória dos que tombaram naquele fatídico 16 de Junho e nas masmorras do infame regime colonial fascista e noutras frentes de resistência à ocupação colonial estrangeira, recordemos o massacre de Mueda como o repositório de valores indeléveis de patriotismo que nos remetem a reflectir sobre a heroicidade desses moçambicanos que se sacrificaram pela nossa liberdade e a encontrar neles a motivação para vencermos os desafios com que nos confrontamos”, diz ainda amensagem.

Por outro lado, o Presidente da República afirmou na sua mensagem que 16 de Junho é também o dia da criação da moeda nacional, o Metical, símbolo da aspiração dos moçambicanos por uma soberania monetária plena, assim como uma busca de identidade própria no sistema económico regional e global.

“Com o Metical estabeleceu-se a definição clara das relações comerciais com outros países, conferindo-nos, como Nação, a capacidade de enveredarmos por políticas que nos permitem alcançar o progresso e bem-estar do país e dos moçambicanos”, diz a mensagem do Presidente Nyusi.

Segundo a mensagem, o Governo, sempre fará a sua parte para que a moeda nacional, o Metical, continue robusta e suportada por uma economia estável que resulte da soma de esforços de cada moçambicano e cada investidor nacional e estrangeiro.