PR dirige Mesa Redonda no âmbito da Cimeira de Investimento RU-África

Data: 22/01/2020
 
Participação na mesa redonda Agricultura

Londres, 21 de Janeiro de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu hoje, em Londres, a mesa redonda subordinada ao tema “Oportunidades no Sector de Agricultura e respectiva Cadeia de Valor com o Advento do Gás Natural em Moçambique”.

Intervindo na ocasião, o Chefe do Estado disse que a importância de agricultura é enorme porque ela é a actividade tradicional da economia de Moçambique, e é uma área cuja a tendência de robustez é crescente.

“A população mundial está em crescimento e precisa de alimentos. Moçambique está bem posicionado para responder à demanda, pois tem recursos da natureza para uma agricultura mais avançada e produtiva se se invetir, assim como na sua cadeia de valor”, disse.

Para o Presidente Nyusi, é dos recursos minerais que se deve potenciar a agricultura, assim como outras áreas económicas, de modo a garantir um crescimento alongo prazo, garantindo assim a estabilidade macro económica do país.

“O esforço é de se ter uma percentagem das receitas dos hidrocarbonetos para financiar a agricultura e outras áreas da economia, nas áreas de investigação, fomento, mecanização, infraestruturas para gerir água de modo a apoiar positivamente a economia”, afirmou.

Segundo o estadista, com as receitas dos hidrocarbonetos a economia vai ter mais capacidade de se reproduzir, tanto na agricultura familiar, assim como para o agroprocessamento, assim como a própria indústria.