PR defende mais oportunidades para desenvolvimento da África

Data: 25/05/2022
 
IMG-0330

Accra, 25 de Maio de 2022 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, defendeu em Gana que os países africanos devem ser dados a oportunidade em prol do bem-estar dos povos, porque se for negada neste momento em que os outros países do mundo tiveram estar-se-á a bloquear o desenvolvimento.

O Presidente Nyusi advogou esta posição de Moçambique num diálogo presidencial em que foi convidado a apresentar a visão do país em relação à transição energética, durante a Assembleia-geral Anual do Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) em Acra, a capital de Gana.

O debate acontece numa altura em que o gás natural, que Moçambique detém enormes quantidades, é tido como um agente fundamental neste processo de transição energética.

“Não é o gás que está em causa na totalidade, porque quem está a poluir o mundo não é o nosso país. O nosso país nem sequer dois por cento da poluição faz, mas é vítima desses que poluem muito no mundo e este é momento para se dar oportunidade aos países para emergirem e poderem corrigir definitivamente, porque se não eliminamos agora já não teremos capacidade de evoluir no futuro”, defendeu.

No mesmo diálogo, o estadista defendeu a necessidade de uma gestão transparente e racional dos recursos para que os países possam reduzir o seu endividamento, o que passa, também, por aumentar as exportações e reduzir as importações.

“A melhor forma de combater a dívida é não contrair muitas dívidas, porque não é possível viver sem dívidas, contrai dívidas correctamente, de forma racional. Um país não contrai muitas dívidas quando aumenta a sua produção, quando aumenta as suas exportações e importa menos. Não contrai dívidas quando tem a disciplina financeira. Tem que haver maior transparência”, disse.