"Novos horizontes de desenvolvimento começam a cintilar" - PR

Data: 21/11/2021
 
PR visita a Plataforma Coral Sul FLNG-6

Maputo, 21 de Novembro de 2021 - O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi disse que novos horizontes de desenvolvimento começam a cintilar com o arranque da exploração de gás da bacia do Rovuma, ao largo da província de Cabo Delgado.

O estadista moçambicano discursava na Coreia do Sul durante a cerimónia de lançamento ao mar, rumo a Moçambique, da plataforma flutuante Coral Sul, a primeira a explorar a partir de 2022 as reservas em alto mar, no norte do país, classificadas entre as maiores descobertas de gás do mundo.

Para o Presidente Nyusi, o dia corresponde ao "concretizar de sonhos colectivos" de um país que de pequeno produtor caminha para ser um produtor relevante de gás natural liquefeito a nível mundial.

O Chefe do Estado foi ainda felicitado pelo Presidente coreano, Moon Jae-in, que participou na cerimónia, incluindo no corte da amarra simbólica da plataforma, no cais da divisão industrial da Samsung em Geoje, onde foi construída.

Perante a plateia e todos os parceiros da Área 4 de exploração do gás, nomeadamente a petrolífera italiana Eni, que lidera o projecto Coral Sul, o Presidente da República prometeu tudo fazer para remover o último obstáculo, até ser restaurada completamente a segurança e tranquilidade.

A nível estratégico, o estadista defende o desenvolvimento das reservas de gás natural do Rovuma como resposta à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, uma vez que se trata de um combustível fóssil com menos emissões de carbono, e por essa via contribuir ao mesmo tempo para a industrialização do país e acesso universal à eletricidade.