“Moçambique conseguiu melhorar significativamente a saúde infantil” - PR

Data: 05/06/2020
 
Sessão Plenária-14

Maputo, 05 de Junho de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou ontem, durante uma intervenção por vídeo na Cimeira Virtual Global de Vacinas, que Moçambique conseguiu melhorar significativamente a saúde infantil.

O Chefe do Estado, saudou ainda o papel da Aliança das Vacinas (GAVI), na saúde infantil e no combate à cólera no país, durante a sua intervenção na referida Cimeira Virtual organizado pelo Primeiro-Ministro do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Boris Johnson.

O Presidente Nyusi reconheceu que a cimeira realiza-se numa altura em que o mundo enfrenta uma das batalhas mais críticas para a existência da humanidade, mas destacou a importância da imunização no país como o melhor investimento para a saúde. 

O estadista recordou que Moçambique tem vindo a registar surtos de cólera desde 1990, sobretudo no norte do país, e em particular no ano passado, após as inundações provocadas pelo ciclone Idai. 

"Para responder aos surtos de cólera, temos implementado vacinações direcionadas e campanhas em que a GAVI e os seus parceiros têm prestado um papel vital, o que ajudou o país a parar a propagação da doença", disse. 

A Cimeira em referência reuniu líderes de todo o mundo, numa plataforma virtual com o objectivo de arrecadar cerca de 7.4 milhões de dólares norte-americanos, para ajudar a GAVI a imunizar 300 milhões de crianças em cinco anos e salvar entre sete a oito milhões de vidas.