“Crescimento da população pressiona infra-estruturas de água” - PR

Data: 16/09/2021
 
_DSC3802

Maputo, 16 de Setembro de 2021 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, afirmou ontem durante, que o crescimento acelerado da população impõe pressão ao desenvolvimento de infra-estruturas do abastecimento de água, cuja taxa de cobertura urbana é neste momento 67 por cento.

“A dinâmica e o ritmo do crescimento da população, aliados ao fenómeno global de mudanças climáticas, exigem o redimensionamento de infra-estruturas de abastecimento de água e a adopção de modelos de gestão eficiente de recursos”, disse o Chefe do Estado durante a Conferência de Financiadores de Água, que decorreu em Maputo.

Ainda na sua intervenção, o Presidente Nyusi esclareceu que a população evoluiu com o crescimento das cidades e o surgimento de assentamentos associados às dinâmicas de investimento em infra-estruturas e projectos estruturantes, como corredores de desenvolvimento, exploração de recursos minerais, cadeias de valor e turismo.

“Face ao desafio de redimensionar as infra-estruturas para suportar o crescimento da população, que deverá chegar a 34 milhões, em 2025, e 39 milhões, em 2030, no meio de mudanças climáticas, o Governo “, informou o estadista.

O Governo precisa de pelo menos 9.1 mil milhões de dólares norte-americanos para levar água e saneamento do meio a todos os moçambicanos, estando neste momento a mobilizar diversos financiadores para o efeito.