“A consolidação da Paz está nas prioridades de governação” - PR

Data: 17/02/2020
 
14.02.2020 - PR recebe cumprimentos do Corpo diplomatico 5

Maputo, 17 de Fevereiro de 2020 – O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, disse na última sexta-feira, durante a recepção do cumprimento do corpo diplomático acreditado em Maputo, que a consolidação da paz está nas prioridades deste ciclo de governação.

“Como afirmamos durante a nossa investidura, entre as nossas prioridades de governação, destacamos a consolidação da paz. Reafirmamos que continuaremos a colocar na nossa agenda central as áreas de Infra-estruturas económicas, de Energias, do Turismo e da Pesca. Entretanto, neste ciclo, daremos atenção especial à Agricultura e à Industrialização de Moçambique”, disse o estadista.

Para o Chefe do Estado, os desafios decorrentes da implementação do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado em Agosto de 2019 e o surgimento de incidentes armados perpetrado por alguns moçambicanos na região centro do país, só mostra a importância da paz, para a qual se deve continuar a dedicar todas as energias e atenções.

“Nesta senda, instamos à Renamo a acelerar a materialização do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos nossos irmãos que prevalecem nas matas, enveredando por ataques, oferecendo-lhes um regresso condigno ao convívio familiar”, afirmou o Presidente Nyusi.

Sobre os ataques de malfeitores na região norte do país, mais concretamente na província de Cabo Delgado, o Chefe do Estado afirmou que contam com o envolvimento de estrangeiros e pode alastrar-se para outros países da África Austral.

"No mundo globalizado em que vivemos, os problemas internacionais não têm fronteiras e incidem de forma comum sobre os nossos países", enfatizou o chefe de Estado moçambicano.

Leia na Íntegra o discurso do PR